Ambiente
O Município de Terras de Bouro informa que está a decorrer o período de discussão pública da Proposta do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) das Serras da Peneda – Gerês, promovido pela Direção Geral do Território (DGT), situação que ocorre entre os dias 23 de junho e 18 de julho de 2025.
O Município de Terras de Bouro anuncia que estão abertas as inscrições para o programa Voluntariado Jovem para as Florestas. No âmbito das candidaturas para a juventude do Instituto Português do Desporto e Juventude, o município de Terras de Bouro mais uma vez participa no programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. Estas ações são levadas a cabo para promover práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.
O Município de Terras de Bouro informa e alerta que se encontram abertas as 𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐨𝐬 a ações de gestão, 𝐥𝐢𝐦𝐩𝐞𝐳𝐚 𝐞 𝐦𝐚𝐧𝐮𝐭𝐞𝐧𝐜̧ão 𝐝𝐞 𝐚́𝐫𝐞𝐚𝐬 𝐟𝐥𝐨𝐫𝐞𝐬𝐭𝐚𝐢s.
O programa prevê a atribuição de 650 euros por hectare. Para formalizar a candidatura, os proprietários têm apenas de fotografar a área antes e após a operação. Os terrenos têm de estar registados no BUPI.
O anúncio, lançado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pelo Fundo Ambiental, tem uma dotação global de 4 milhões de euros e está aberto até 1 de agosto.
𝐅𝐋𝐎𝐑𝐄𝐒𝐓𝐀𝐀𝐓𝐈𝐕𝐀🌿
Aceda ao seguinte link para obter toda a informação: https://www.icnf.pt/apoios/icnf/apoios2025
No atual quadro legal aplicável à Proteção Civil e ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, estão atribuídas competências específicas ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), às Forças de Segurança – Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) e à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O Governo prolongou até final do próximo mês o prazo para os trabalhos de gestão de combustível. O alargamento é justificado pelas condições meteorológicas dos últimos meses, que dificultaram os trabalhos no terreno e aumentaram a acumulação de vegetação combustível.
O corte total ou parcial de azevinho espontâneo é proibido
As intervenções em Áreas Protegidas ou de Rede Natura 2000, têm disposições legais específicas
O corte de resinosas obriga à apresentação de Manifesto de Corte
As intervenções dentro da área do Domínio Público Hídrico carecem de autorização prévia da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)
A limpeza de terrenos é essencial para proteger pessoas, casas e a floresta.
Reduz o risco de incêndio e facilita a atuação dos agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
CUMPRA as NORMAS para a limpeza de terrenos (em zonas rurais ou florestais):
À volta das casas, armazéns e outros edifícios isolados, deve limpar-se uma faixa com mínimo de 50 metros.
Ao longo das estradas e caminhos, deve limpar-se uma faixa de 10 metros para cada lado.
Corte as ervas, arbustos e árvores secas ou muito densas.
As copas das árvores devem estar afastadas pelo menos 4 metros umas das outras e a 5 metros das casas.
É obrigatório cortar os ramos das árvores até 4 metros de altura.
Não deixe sobrantes no terreno — devem ser triturados, removidos ou queimados com autorização. Opte pela integração em compostagem.
Se ainda não limpou o seu terreno, aproveite este novo prazo. Proteja-se. Proteja os outros.
PORTUGAL CHAMA POR SI️
Saiba mais: https://www.sgifr.gov.pt/gestao-de-combustivel
A 11 dezembro 2004, foi criado o Dia Internacional das Montanhas, instituído pelas Nações Unidas. A comemoração deste dia tem como objetivo a consciencialização do público acerca da importância das montanhas para a vida, chamar a atenção para as oportunidades e constrangimentos existentes no seu desenvolvimento e impulsionar o desenvolvimento sustentável das montanhas e das terras altas.
O Município de Terras de Bouro informa que ainda pode aderir ao Projeto “Agora Sim. Nada se Perde!” e levantar o seu Kit de Compostagem comunitária nos seguintes locais:
"Aquacavado: o rio que nos une" é um projeto de sensibilização e educação ambiental intermunicipal que tem por objetivo a sensibilização para a valorização e preservação dos recursos hídricos, património e território associado aos rios Cávado e Homem, tendo como público-alvo as escolas dos municípios do Cávado. Este projeto operacionaliza-se com a colaboração de várias entidades do território e aval dos municípios em reunir condições de participação.
O Município de Terras de Bouro vai contar com mais visitas das equipas especializadas, para promover a recolha de biorresíduos nas escolas, IPSS´s, estabelecimentos hoteleiros e restaurantes do concelho.
