Sociedade
A Câmara Municipal de Terras de Bouro, em parceria com o IEFP – Centro de Emprego de Braga, o projeto CLDS 5GEIRA, o GIP de Terras de Bouro e o NLI de Terras de Bouro, promove o workshop “Medidas que Empregam”, dirigido a empresas e entidades empregadoras locais, com o objetivo de divulgar e promover as medidas de apoio à empregabilidade.
No dia 10 de novembro, a sala panorâmica da Marina de Rio Caldo recebeu uma importante cerimónia promovida pela Comissão de Dissuasão da Toxicodependência de Braga, tendo em vista a assinatura de um protocolo com as CPCJ’s do distrito de Braga.
Decorreu a 12 de novembro a eleição dos nos novos corpos dirigentes do CIAB (Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo do Vale do Cávado). O Município de Terras de Bouro passa assim a integrar a direção deste órgão, na pessoa da Vereadora Ana Genoveva Araújo, que doravante será presidido, tal como decorreu do processo eleitoral, pela Comunidade Intermunicipal do Cávado, para além dos municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende e Vila Verde.
Entre os dias 8 e 9 de novembro, Terras de Bouro recebeu uma delegação proveniente de Le Beausset, França, no âmbito de mais um intercâmbio cultural que integra o processo de geminação iniciado entre os dois municípios em 2014. Esta visita reforçou a cooperação e a amizade entre as duas localidades, consolidando uma parceria que se tem fortalecido ao longo dos anos através de diversas iniciativas conjuntas.
No âmbito da comemoração do centenário de falecimento do Padre Martins Capela decorreu, a 3 de novembro, na Igreja Matriz de Carvalheira uma Eucaristia presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro como forma de assinalar esta efeméride e homenagear o Padre Martins Capela, figura ilustre de Terras de Bouro. Para além de sacerdote, o Padre Martins Capela foi também professor e arqueólogo, tendo frequentado seminários e institutos religiosos em França, Itália e Espanha. Esteve também associado à fundação e dinamização da Conferência de São Vicente de Paulo, foi sócio honorário da Associação Católica de Braga e comissário da Ordem Terceira do Carmo de Viana do Castelo. Em 1903 recebeu a comenda de Oficial da Ordem de Santiago e, em 1908, foi nomeado membro da Comissão de Salvaguarda dos Monumentos da Cidade de Braga, pela sua dedicação àquela área. Manuel José Martins Capela faleceu a 3 de novembro de 1925, com 83 anos, em Carvalheira.
Na sequência da cerimónia de Tomada de Posse dos novos órgãos autárquicos para o quadriénio 2025 – 2029, os Paços do Concelho acolheram, a 3 de novembro, a instalação da Mesa da Assembleia para esta nova legislatura. Assim, e após um breve período de eleição, foram designados para este novo mandato, como segunda secretária, Isménia Loureiro, como primeiro secretário, Avelino Soares e como novo presidente da assembleia municipal, Augusto Braga.
O Município de Terras de Bouro iniciou formalmente o seu novo ciclo autárquico (2025-2029) com a Tomada de Posse dos órgãos autárquicos eleitos no concelho, numa cerimónia solene que teve lugar dia 3 de novembro, no Auditório Municipal de Terras de Bouro.
No âmbito da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da CIM Cávado, foi lançado um inquérito dirigido à população residente. O objetivo é recolher contributos sobre hábitos de deslocação, necessidades e prioridades em matéria de mobilidade na região.
No dia 27 de junho, o Salão Nobre dos Paços do Concelho, acolheu a terceira sessão ordinária deste ano da assembleia municipal. A sessão ficou marcada pela aprovação, por unanimidade, da autorização para celebração de contrato de empréstimo até 1.900.000,00 euros com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo no sentido de serem financiados os seguintes investimentos e requalificações:
