Turismo
No dia 21 de março, o Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, no Gerês, foi palco da sessão de apresentação da Rede de Mulheres Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural. Esta iniciativa da Business as Nature pretende criar uma rede de mulheres capazes de identificar, coordenar e dinamizar projetos de intervenção no meio rural, com especial enfoque em áreas protegidas. O objetivo é promover a regeneração dos ecossistemas, a valorização dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma economia de baixo carbono e resiliente às alterações climáticas.
Os postos de turismo do concelho, Moimenta, Rio Caldo e Gerês, para além do Núcleo Museológico do Campo do Gerês, passam, a partir de agora, a poder certificar também os peregrinos de Santiago de Compostela e Pedestrianistas da Grande Rota do PNPG. Esta inovação surge na sequência da anterior existência de dois carimbos, um no Posto de Turismo de Moimenta e outro no Núcleo Museológico do Campo do Gerês, que confirmavam já as credenciais dos caminheiros ao longo do Caminho da Geira e dos Arrieiros. Devido à existência de solicitações noutros locais, foram assim criados mais dois carimbos, um para o Posto Turismo de Rio Caldo e outro para o Posto de Turismo do Gerês. Foram também criados carimbos, um para o Núcleo Museológico e outro para o Posto de Turismo do Gerês a fim de carimbar o Passaporte nas etapas da GR50 – Grande Rota Peneda-Gerês, dentro do território de Terras de Bouro.
Na sequência da pretensão de implementação da taxa turística no nosso território, o Município de Terras de Bouro promoveu, a 19 de março, duas sessões explicativas, uma na Vila do Gerês e outra na Vila de Terras de Bouro, sobre as características e normas de aplicação da referida taxa. Como foi referido pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo e pelo Vereador, António Cunha, a atividade turística em Terras de Bouro tem vindo a denotar um desenvolvimento muito significativo ao longo dos anos, afirmando o concelho como um dos principais destinos turísticos dos territórios que fazem parte do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Terras de Bouro marcou presença na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que está a decorrer no Parque das Nações, entre 12 e 16 de março. Esta foi uma oportunidade ímpar para promover o concelho e o que ele tem de melhor para oferecer aos visitantes, desde os seus produtos típicos locais, como o fumeiro, o queijo, a broa de milho, o mel, o chá e a doçaria conventual, até às suas paisagens deslumbrantes e experiências únicas.
No dia 31 de janeiro foi assinado (em Viana do Castelo) entre a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, os cinco municípios que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e o Turismo de Portugal um contrato de financiamento denominado ‘PNPG+Turismo’ e que representará para esta área um investimento total de 1.900.000,00 euros. A maior fatia do investimento, no âmbito do ‘PNPG+Turismo’, no valor de 308.256,07 euros, será concretizado pelo Município de Terras de Bouro, com a construção da 2ª fase da Ecovia do Rio Homem.
O turismo religioso através de S. Bento da Porta Aberta e o Parque Nacional da Peneda-Gerês representaram o Minho na Feira Internacional de Turismo (FITUR), que se realizou de 22 a 26 de janeiro em Madrid.
No passado sábado, 23 de novembro, o Auditório Municipal de Terras de Bouro foi palco da apresentação da 2ª edição da revista “No Coração da Natureza”, uma publicação dedicada à promoção do turismo local e das riquezas naturais, culturais e históricas deste concelho inserido no Parque Nacional Peneda-Gerês.