Turismo
De 4 em 4 anos, o MOOT reúne milhares de escuteiros dos 18 aos 25 anos de todo o mundo. Este ano, é Portugal que tem a honra de receber este grande encontro internacional, que decorre de 25 de julho a 3 de agosto.
Entre os dias 25 e 29 de julho, o concelho de Terras de Bouro acolhe com orgulho cerca de 100 escuteiros de 17 nacionalidades e 3 continentes, que ficam albergados na Escola EB2,3 de Rio Caldo, vivendo em plena harmonia com a natureza e com a comunidade local. 🌿⛺
Este momento marcante só é possível graças à colaboração do Município de Terras de Bouro, da direção da Escola EB2,3 de Rio Caldo, das Juntas de Freguesia de Rio Caldo e Vilar da Veiga, da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta e do Agrupamento 1364 Pedra Bela. O nosso sincero agradecimento a todos! 🙌
Durante estes dias de partilha, serviço e descoberta, os caminheiros têm a oportunidade de conhecer de perto a riqueza natural e cultural do nosso território, reforçando os valores que unem o escutismo: fraternidade, solidariedade e compromisso com um mundo melhor. 🌄🌍
Sempre Alerta para Servir! 🔥💚
#MOOT2025 #TerrasDeBouro #Escutismo #Caminheiros #SempreAlerta #WorldScouting #PedraBela #SBentoDaPortaAberta
O Projeto Gerês Seguro é uma ação diferenciadora desenvolvida em parceria entre a Câmara Municipal de Terras de Bouro e a Associação Gerês Viver Turismo, contando também com o fundamental apoio da Carclasse S.A., que faculta para o efeito uma viatura 100% elétrica que possibilitará uma maior eficiência nas ações de divulgação e fiscalização do próprio projeto.
Torna-se assim muito importante promover a divulgação de orientações fundamentais de boas práticas ambientais nos locais de maior afluência turística no concelho de Terras de Bouro e no Parque Nacional da Peneda Gerês, ao preservar o ambiente natural e a segurança de todos aqueles que exploram esta região.
📍 Antes de visitar, informe-se.
🌱 Durante a visita, respeite.
👣 Depois da visita, inspire outros.
Juntos, podemos garantir que o Gerês continue a ser um lugar seguro — para a natureza e para todos nós.
+ informações em www.geres.pt
O Município de Terras de Bouro informa que no dia 4 de agosto de 2025, à semelhança dos anos anteriores, realizar-se-á um concurso pecuário (raça Barrosã, Minhota, Cachena, Bravia) e apresentação da Raça Garrana, evento integrado nas Festas Concelhias. O referido concurso destina -se unicamente aos produtores com marca de exploração no concelho.
Todos os interessados deverão para o efeito fazer a sua inscrição atempadamente no Gabinete de Apoio ao Agricultor.
No âmbito do período de discussão pública do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem das Serras da Peneda-Gerês e com organização da responsabilidade da Direção Geral do Território, irá decorrer nos Arcos de Valdevez no próximo dia 8 de julho uma sessão de apresentação e esclarecimento sobre esta temática.
O Município de Terras de Bouro informa e congratula-se pelo facto da Praia do Alqueirão ter sido distinguida com o galardão "Praia com Qualidade de Ouro 2025", integrando a lista das 424 praias portuguesas reconhecidas pela QUERCUS pela excelência da qualidade da sua água balnear.
Neste âmbito, irá ser hasteado no local o símbolo da excelência da qualidade da água balnear, reforçando a imagem do município como destino turístico sustentável e comprometido com o ambiente.
A atividade turística no Município de Terras de Bouro tem vindo a denotar um desenvolvimento muito significativo ao longo dos anos, afirmando o Município como um dos principais destinos turísticos dos Municípios que fazem parte do Parque Nacional da Peneda Gerês.
A Taxa Municipal Turística reveste a modalidade de taxa de dormida e entra em vigor no dia 20 de junho de 2025, com um valor unitário de 1,00 € por dormida/noite, aplicável no período de 1 de maio a 31 de outubro de cada ano.
Informação atualiza em 17 de junho 2025
No dia 21 de março, o Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, no Gerês, foi palco da sessão de apresentação da Rede de Mulheres Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural. Esta iniciativa da Business as Nature pretende criar uma rede de mulheres capazes de identificar, coordenar e dinamizar projetos de intervenção no meio rural, com especial enfoque em áreas protegidas. O objetivo é promover a regeneração dos ecossistemas, a valorização dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma economia de baixo carbono e resiliente às alterações climáticas.
Os postos de turismo do concelho, Moimenta, Rio Caldo e Gerês, para além do Núcleo Museológico do Campo do Gerês, passam, a partir de agora, a poder certificar também os peregrinos de Santiago de Compostela e Pedestrianistas da Grande Rota do PNPG. Esta inovação surge na sequência da anterior existência de dois carimbos, um no Posto de Turismo de Moimenta e outro no Núcleo Museológico do Campo do Gerês, que confirmavam já as credenciais dos caminheiros ao longo do Caminho da Geira e dos Arrieiros. Devido à existência de solicitações noutros locais, foram assim criados mais dois carimbos, um para o Posto Turismo de Rio Caldo e outro para o Posto de Turismo do Gerês. Foram também criados carimbos, um para o Núcleo Museológico e outro para o Posto de Turismo do Gerês a fim de carimbar o Passaporte nas etapas da GR50 – Grande Rota Peneda-Gerês, dentro do território de Terras de Bouro.
Na sequência da pretensão de implementação da taxa turística no nosso território, o Município de Terras de Bouro promoveu, a 19 de março, duas sessões explicativas, uma na Vila do Gerês e outra na Vila de Terras de Bouro, sobre as características e normas de aplicação da referida taxa. Como foi referido pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo e pelo Vereador, António Cunha, a atividade turística em Terras de Bouro tem vindo a denotar um desenvolvimento muito significativo ao longo dos anos, afirmando o concelho como um dos principais destinos turísticos dos territórios que fazem parte do Parque Nacional da Peneda Gerês.