Cultura
A nova edição do Trilho das Bruxas tem regresso marcado
A Associação Gerês Viver Turismo, com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, promove a 10.ª edição do Trilho das Bruxas a 31 de Outubro: um evento cultural que alia natureza, tradição e misticismo, onde as lendas e mistérios do Gerês serão os elementos-chave deste evento.
A vila do Gerês voltou a ser palco de celebração da imagem e da biodiversidade com a realização da 5ª edição do Iris – Festival de Imagem de Natureza do Gerês, nos dias 27 e 28 de setembro de 2025. O evento registou uma participação expressiva, com mais de 130 pessoas em cada sessão, confirmando o crescente interesse do público por este encontro que já é considerado uma referência nacional no panorama dos festivais de fotografia e cinema de natureza.
A Praceta Honório de Lima, na vila do Gerês, transformou-se num palco de luz e natureza com a exposição “Garranos do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, da autoria do fotógrafo António Cunha. Integrada no Festival Iris, a mostra apresenta-se em cubos retroiluminados, que oferecem um brilho singular às imagens, especialmente ao cair da noite, conferindo-lhes um encanto especial que tem surpreendido e emocionado os visitantes.
Nos dias 27 e 28 de setembro de 2025, a vila do Gerês volta a ser palco de celebração da fotografia e do cinema de natureza com a realização da 5ª edição do Iris – Festival de Imagem de Natureza do Gerês.
O programa arranca na sexta-feira à noite com a inauguração de uma exposição exterior dedicada aos garranos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, da autoria do fotógrafo António Cunha.
Ao longo do fim de semana, o Auditório Professor Doutor Emídio Ribeiro receberá palestras de alguns dos melhores fotógrafos de natureza portugueses, assim como a participação especial de um palestrante espanhol, embaixador da marca OM System.
O Núcleo Museológico de Campo do Gerês recebeu, no passado dia 30 de agosto, a sessão de apresentação da obra “A Região do Gerês e a Estrada da Jeira”, da autoria do investigador e Professor Fernando António da Silva Cosme.
O Auditório Municipal de Terras de Bouro foi palco, a 10 de julho, do segundo dia das IV Jornadas Intermunicipais de Bibliotecas. Contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo e da Vereadora Municipal da Educação, Ana Genoveva Araújo, as jornadas ficaram marcada pelas intervenções de Inácia Cruz, Lúcia Barros, Miguel Borges, Pedro Seromenho e Gorete Barbosa sobre a leitura e a escrita, moderadas pelo jornalista Fernando Alves.
As vezeiras de Rio Caldo e Vilar da Veiga cumpriram, uma vez mais, o secular costume de se dirigir para a serra, atravessando a vila do Gerês no dia 11 de maio. O evento, organizado pela Associação Lírio do Gerês e contando com a colaboração do Município de Terras de Bouro, Junta de Freguesia de Rio Caldo, Junta de Freguesia de Vilar da Veiga e Hoteleiros do Gerês, animou a vila termal ao longo do fim de semana com provas gastronómicas, animação musical e chegas de bois, contribuindo, desta forma, para mais uma importante promoção e desenvolvimento da economia local, para além do fundamental reavivar das tradições ancestrais.
Na sequência da cerimónia ocorrida em Terras de Bouro a 15 de novembro do ano passado, em que o Projeto – RAIA SECA GERÊS-XURÊS foi apresentado oficialmente, tendo em vista ultrapassar obstáculos fronteiriços com uma abordagem de governança transformadora de multinível, tudo assente na partilha de um vasto património natural e cultural, bem como de um capital humano de elevado potencial, decorreu a 6 de maio em Ourense, no Centro Cultural "Marcos Valcárcel”, a assinatura institucional dos estatutos e do acordo do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) de Raia Seca e Gerês-Xurés.
O Município de Terras de Bouro recebeu, no dia 29 de abril, a 3ª reunião do grupo de Arquivos do distrito de Braga. Neste encontro esteve presente a Dra. Ana Genoveva Araújo, vereadora do Município de Terras de Bouro, representantes dos arquivos da maioria das autarquias, bem como a representante do arquivo distrital de Braga que foi a entidade responsável pelo lançamento deste desafio.