VII Ultra Trail da Geira – Via Nova Romana

A Via Nova Romana constitui um património histórico, cultural e turístico único. Trata-se de um trajeto de vários quilómetros que é possível percorrer, praticamente, sem obstáculos, usufruindo da magnífica paisagem envolvente que atravessa parte dos concelhos de Terras de Bouro e Amares, e de Lóbios, em território galego. As ruínas, as pedreiras ou os muitos marcos miliários da região – quantidade incomparável a outras áreas do Império Romano – são apenas alguns dos atrativos da Via Nova Romana.

A Ultra Trail Geira / Via Nova Romana é uma corrida de trail em ambiente de montanha organizada numa parceria entre o Clube Orientação do Minho e a Confraria Trota Montes tendo como principais apoios o Município de Amares, o Município de Terras de Bouro e o Concello de Lóbios. Em 2014 realiza-se a sua 7º edição.
No dia 18 de maio de 2014 decorrem em simultâneo dois eventos, a Ultra Trail da Geira / Via Nova Romana e a Corrida da Geira, estando prevista a participação de cerca de 400 participantes, nacionais e estrangeiros.

A Ultra Trail Geira / Via Nova Romana tem início às 08h00 (hora portuguesa), em Espanha e será percorrida quase integralmente em parte da via romana que ligava Bracara Augusta e a Asturica Augusta, entre a milha XXXVIII e a milha XII, com uma distância de 52,5 km. A partida será em Baños, no concello de Lóbios, passará pelo concelho de Terras de Bouro e a meta será instalada em Caldelas, no concelho de Amares.

Simultaneamente decorrerá uma outra prova, Corrida da Geira com início às 10h15, na distância de 20km, com a partida em Travassos e chegada no mesmo local, em Caldelas, da Ultra Trail.

Os acompanhantes têm à disposição vários trilhos, quer no sábado, de manhã e de tarde, quer no domingo, somente da parte da manhã.

Mais informações através do site do .COM (www.pontocom.pt) e da página de facebook (https://www.facebook.com/ori.pontocom).

1

2