Carvalheira

Paraíso deslumbrante de verdes e de castanhos, de salgueiros e de carvalhos, que guarnecem toda a encosta em que a freguesia se estende, à margem esquerda do rio Homem e à direita da ribeira Rodas (Oliveira, 1971). Desde tempos remotos que pertenceu ao Concelho e Julgado de Terras de Bouro, tendo sido anexada ao Concelho de Amares entre 1985 e 1989, data em que voltaria a reintegrar-se a Terras de Bouro.

A igreja matriz tem como orago S. Paio e foi Abadia de apresentação da Diocese Bracarense (Oliveira, 1971). Na actualidade, a matriz situa-se no aglomerado habitacional do lugar do Assento, com a capela-mor azulejada, revestida de pinturas no seu interior.

A freguesia contempla outros nichos religiosos, como as ermidas de S. Caetano, do ano de 1590, S. Pedro, no lugar de Cabaninhas, S. Sebastião, no lugar de Infesta, Sta. Bárbara, em Ervedeiros. No Alto das Mós ergue-se a capela consagrada ao Coração de Maria.

Duas capelas estão enquadradas em quintas particulares, sitas no lugar de Paredes.

 

Identificação/Constituição dos aglomerados habitacionais
Assento, Cabaninhas, Ervedeiros, Infesta, Paredes e Quintão.

População Residente

386 habitantes (2011)

Colectividades

Associação Desportiva e Recreativa de Carvalheira, Banda Musical de Carvalheira, Conselho Directivo dos Baldios do Assento e Quintão, Grupo Folclórico de Carvalheira e Junta de Freguesia.

Equipamento/Infra-estruturas sociais e educativas

Escola do 1º ciclo de Carvalheira, Jardim de Infância e Centro Cultural.

Festas e Romarias

S. Sebastião (Janeiro), S. Paio (Junho), S. Pedro (Junho), Bom Jesus das Mós (Junho), S. Caetano (Agosto), Senhora do Rosário (1.º Domingo de Outubro) e Santa Bárbara (Novembro).

Património Histórico-cultural

Aldeia tradicional de Paredes, Capela e miradouro do Bom Jesus das Mós.

Actividades económicas

Agro-pecuária, construção, comércio, restauração, bar, artesanato e animação turística e educativa.]

 

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação