Mensagem do Presidente

foto presiDr. Joaquim Cracel
O concelho de Terras de Bouro, situado no distrito de Braga, é um município de montanha, com dezassete freguesias que se estendem pelas serras do Gerês e Amarela e pelos vales dos rios Homem e Cávado, formando 270 Km2 de paisagens fascinantes.

Da sua história destaca-se a presença romana, testemunhada na «Estrada da Geira» (via Romana XVIII) e nos seus marcos miliários, reconhecidos como património Nacional.
A sua cultura ancestral é marcada pelas tradições rurais, pelos cantares e danças populares, por festas e romarias.

Conhecer este concelho implica percorrer os trilhos pedestres de pastores e agricultores, apreciar a ruralidade das aldeias e o artesanato local, reviver o passado histórico e etnográfico no núcleo museológico do Campo do Gerês, pernoitar nas casas de turismo rural ou nos hotéis e residenciais, saborear a gastronomia, sentir o encanto do Parque Nacional da Peneda-Gerês e das albufeiras da Caniçada e de Vilarinho da Furna, “curar-se” na vila termal do Gerês e viver a fé do povo no Santuário de S. Bento da Porta Aberta.

Sendo já uma referência no turismo nacional, sobretudo pela marca «Gerês», Terras de Bouro tem condições para ser um destino turístico por excelência a nível internacional. É esse um grande desafio que se coloca aos autarcas e às entidades privadas.

O escritor Miguel Torga, que calcorreou extasiado as nossas serras, deixou, entre muitos outros, os seguintes depoimentos:
«O rio Homem (que assombroso nome para um rio!), em baixo, passava no seu calvário de carne e osso; do lado de lá, a serra Amarela erguia-se abrupta, com as suas casarotas enigmáticas no alto; sobre a minha cabeça, hirto, pendia o pico do Cabril, de maneira que nenhuma metafísica era possível ali.» (Diário III)
«Subida à Calcedónia, uma das coroas de glória cá da serra. A tarde estava como um veludo, e as fragas, amolecidas pela luz, pareciam broas de pão a arrefecer. Do alto, a paisagem à volta era dum aconchego de berço.» (Diário VI)
«Há sítios do mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles. Acumularam-se e harmonizaram-se aqui tais forças e contrastes, tão variados elementos de beleza e de expressão, que o resultado lembra-me sempre uma espécie de genialidade da natureza.» (Diário VII)

Terras de Bouro não é só natureza. Vive aqui um povo lutador, honrado e resistente, orgulhoso do passado e com os olhos no futuro, que sabe receber quem vier por bem.

Desejamos que este Portal seja uma motivação irresistível para conhecer a nossa terra e o nosso povo. Terras de Bouro merece e espera a sua visita. O nosso património rural, cultural, ambiental, paisagístico, termal e religioso está à sua espera.
 

Entre no paraíso!

 

O Presidente da Câmara Municipal

Joaquim José Cracel Viana

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação