Núcleo Museológico de Terras de Bouro de “Portas Abertas” no Dia Internacional dos Museus a 18 de maio 2014

O Dia Internacional dos Museus, que se celebra anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO). Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, sendo que, todos os anos é escolhido um tema central para comemorar o Dia Internacional dos Museus.
Este ano o tema proposto pelo ICOM Internacional para as comemorações do Dia Internacional dos Museus 2014, “Museus: coleções criam conexões” recorda-nos que estes espaços são instituições vivas que ajudam a criar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo. O Museu é uma instituição que preserva e comunica o passado e que se enraíza no presente, adaptando as suas formas de comunicação e mediação com os públicos para responder às necessidades do mundo contemporâneo.

Nesse âmbito, o Município de Terras de Bouro, irá promover a iniciativa de “Portas Abertas”, no dia 18 de Maio, no Núcleo Museológico de Terras de Bouro (Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna/Porta do PNPG e Museu da Geira), no horário compreendido entre as 9h00 e as 17h00. Revisitar as memórias da emblemática Aldeia de Vilarinho da Furna, descobrir as maravilhas da natureza da Porta do PNPG, são algumas das propostas que o Município de Terras de Bouro lançar assim a toda a comunidade, como forma de assinalar o Dia Internacional dos Museus.

Museum