Iª Feira do Cabrito Biológico da Serra do Gerês a 28 e 29 de junho

Na apresentação oficial à comunicação social da Iª Feira do Cabrito Biológico da Serra do Gerês, evento que acontece já no próximo fim de semana, de 28 e 29 de junho…
…o senhor Presidente do Município de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel, na companhia do senhor Presidente da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), Professor José António da Mota Alves, afirmou hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Terras de Bouro que esta primeira edição tem por objetivos a promoção da região e da sua gastronomia local, destacando-se assim os produtos endógenos, como o cabrito, as ervas aromáticas e os chás. Tais referências gastronómicas, que primam pela sua particularidade e excelência, afirmou o senhor Presidente da Câmara Municipal, só são possíveis pelas distintas qualidades e características naturais de Terras de Bouro e do Gerês. De igual forma, procura-se promover o interesse da população pelos produtos locais, nomeadamente pelo cabrito biológico do Gerês, assim como incentivar os produtores e restaurantes da região a ver neste evento uma oportunidade de promoção e escoamento dos seus produtos, além de oferecer aos visitantes produtos genuínos com uma confeção tradicional. Ao longo dos dois dias, referiu ainda o presidente do município, existirá um programa de animação variada, destacando o XII Encontro de Tocadores de Concertinas no sábado à noite e, já no domingo, o concurso pecuário e a animação de rua, com alusão ao período quinhentista, também uma forma de assinalar as Comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral de Terras de Bouro.

Ainda sobre a feira, o senhor Presidente da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), Professor José António da Mota Alves dirigiu-se também aos jornalistas presentes destacando, em primeiro lugar, a importância deste projeto de parceria com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, como sendo uma fundamental mais-valia na rentabilização dos recursos humanos e financeiros das entidades envolvidas. Há assim, afirmou o Presidente da ATAHCA, a aplicação de uma linguagem comum de promoção deste território, com o devido destaque, nesta edição, ao cabrito como sendo uma valorização evidente da agro pastorícia e da gastronomia local. O valor desta iniciativa, sublinhou também o senhor Professor José António da Mota Alves, fica bem patente pela presença, na inauguração, do senhor Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Vieira e Brito, além da importante possibilidade de potencializar o turismo e a gastronomia de toda esta região. Aliás, informou também, o cabrito biológico de Terras de Bouro estará presente na edição deste ano da Feira Internacional do Artesanato (FIA), de 28 de junho a 6 de julho, a decorrer na FIL/Parque das Nações em Lisboa e que é "só uma das maiores festas interculturais da Península Ibérica", logo, uma oportunidade excelente para promovermos os nossos produtos, sublinhou o Presidente da ATAHCA.

A Iª Feira do Cabrito Biológico da Serra do Gerês será organizada pelo Município de Terras de Bouro e pela ATHACA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), contando com a estimada colaboração da Associação de Produtores Biológicos de Terras de Bouro e, de igual forma, com agradecimento à Escola Profissional "Amar Terra Verde", sendo cofinanciada pelo PRODER e pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento Rural, inserindo-se na Ação 7 do Plano de Aquisição de Competências e Animação (PACA) promovido pela ATHACA, no âmbito da Medida 3.5.2 do Sub-Programa3 do PRODER.

Ver cartaz (pdf)

imgcb