Os Serviços de Nutrição e Enfermagem do Centro Municipal de Valências promovem campanha para dádiva de sangue

O Município de Terras de Bouro leva ao conhecimento de todos os interessados que os Serviços de Nutrição e de Enfermagem do Centro Municipal de Valências se encontram a promover uma campanha para dádiva de sangue.
O sangue não se produz artificialmente, apenas e só o Ser Humano o pode dar. Como tal, o sangue que existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem mais precisa.

Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.

Enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante mais elevado de componentes sanguíneos.

Diariamente, são necessárias 1200 unidades de sangue de todos os grupos sanguíneos.

Cada dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas.

Ao longo da vida, um dador de sangue pode ajudar a salvar até 500 pessoas.

O Centro Municipal de Valências para poder concretizar esta iniciativa no concelho de Terras de Bouro necessita de um número mínimo de pessoas pré-inscritas. Neste sentido, apela-se à colaboração de todos os terrabourenses para a concretização desta causa tão nobre.

Logo que esteja garantido este número mínimo de inscritos proceder-se-á ao agendamento da data para realização da dádiva de sangue.

Por favor, inscreva-se através da seguinte ficha de pré-inscrição, a qual pode ser entregue na Sede do Centro Municipal de Valências, em Moimenta ou no Pólo do Gerês, ou enviada por e-mail para: centromunicipalvalencias@cm-terrasdebouro.pt.

Ficha de inscrição