Festival Iris vai para a sua terceira edição

O município de Terras de Bouro tem feito uma forte aposta no turismo de natureza, desde logo porque é neste concelho que se situam algumas das áreas mais importantes do único parque nacional do país: o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Post IG2023

Com o intuito de, por um lado, divulgar as suas paisagens únicas, sensibilizando, simultaneamente, para a necessidade de um comportamento responsável tão necessário à sua preservação e, por outro, como um encontro de partilha e divulgação do trabalho de todos aqueles que gostam de fotografia de natureza, nasceu, em 2020, o IRIS - Festival de Imagem de Natureza do Gerês.

O nome IRIS surge por uma dupla leitura que, de algum modo, representa este Festival: por um lado do nome científico de uma planta icónica e endémica do PNPG, o Lírio-do-Gerês (Iris boissieri) e da imagem associada ao olhar e por consequência à Iris do olho.

Entre os dias 22 e 24 de setembro próximos realiza-se, na vila do Gerês, a terceira edição deste festival. Assim, durante 3 dias iremos proporcionar um amplo programa, com várias palestras divididas em 3 painéis temáticos, exposições, debates e passeios fotográficos em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este ano contamos, ainda, uma componente de educação ambiental, dirigida aos jovens do concelho.

O Festival terminará com a entrega dos prémios do da 3º edição do Concurso Fotográfico IRIS dividido em três categorias: PNPG; Paisagem Natural e Flora que este ano contou com a participação de perto de 250 fotógrafos que submeteram mais de 1200 fotografias a concurso.

Toda a informação sobre o festival encontra-se disponível em https://www.iris.cm-terrasdebouro.pt/