Exposição “Tesourinhos da nossa Terra” patente no Núcleo Museológico de Campo do Gerês

O Núcleo Museológico de Campo do Gerês tem patente uma serie de trabalhos realizados pelas turmas do 1º/4ºH, 5ºC, 6ºC e 9ºC, com a orientação do Professor Carlos Falcão e do professor Luís Borges do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro da Escola de Rio Caldo.

Com o propósito de dar a conhecer e respeitar a fauna do nosso único Parque Nacional e com uma preocupação ambiental, todos os animais foram produzidos com recurso à reutilização de materiais, especificamente o plástico.

O envolvimento de toda a comunidade escolar foi notório: alunos, pais, funcionários e professores, prontamente reuniram garrafas e garrafões plásticos, que foram chegando à escola pela mão dos alunos de diferentes turmas de 1º, 2º e 3º ciclos. A importância das manifestações culturais parte das conjeturas de que Cultura e Educação são fenómenos coexistentes, são essenciais nos processos de formação humana e do cuidado com a cidadania.

Esta exposição até ao momento já percorreu as bibliotecas escolares de Rio Caldo, Gerês, E.B 2/3 e secundário de Terras de Bouro e Centro Escolar de 1º Ciclo de Terras de Bouro. Também esteve no espaço exterior do Jardim de Infância de Chorense, aquando da visita dos elementos da Casa da Ciência de Braga ao Charco Pedagógico construído este ano pelo Clube da Ciência Viva do Agrupamento. Nas V jornadas Interconcelhias de Bibliotecas Escolares de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde 2023, dia 14 de julho, foram apresentados como uma boa prática pedagógica.

IMG 20230718 WA0000