A Câmara Municipal de Terras de Bouro divulga o seguinte convite participação | Ação de sensibilização "Violência contra crianças e jovens: compreender para intervir".

No âmbito da implementação do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças – Ser + Criança, no que diz respeito ao Eixo 1 – Prevenir e combater a violência contra crianças e jovens, será dinamizada uma ação de sensibilização intitulada: “Violência contra crianças e jovens: compreender para intervir”, dirigida a profissionais das várias entidades concelhias, que pretendam obter mais conhecimento sobre o fenómeno da violência contra crianças e jovens.

Uma das maiores preocupações quando falamos de crianças e jovens, diz respeito à violência - a que sofrem e a que assistem.

A exposição a estes comportamentos compromete a sua saúde física e psicológica, manifestando-se através de problemas emocionais e comportamentais, relações pais-filhos negativas, comprometimento no desenvolvimento cognitivo, diminuição do desempenho escolar, capacidades sociais limitadas, perturbações de ansiedade, abuso de álcool e drogas e aumento do risco de serem vítimas de abuso físico.

Nos últimos anos, a incidência de sinalizações desta problemática na CPCJ de Terras de Bouro, tem aumentado exponencialmente conforme pode constatar na tabela abaixo.

% Sinalizações feitas à CPCJ de Terras de Bouro de VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
2021 2022 2023*
22% 42% 50%

*Dados referentes ao 1º semestre.

Vários estudos indicam que as crianças que na infância experienciam ou testemunham situações de violência doméstica, têm uma maior probabilidade de continuarem envolvidas no ciclo de violência na idade adulta. É função da CPCJ, através da dinamização de várias ações, junto das crianças, das famílias e da comunidade, tentar parar este ciclo de violência!

Assim, endereçamos-lhe convite para participar nesta ação, solicitando ainda a sua colaboração na divulgação da mesma.

Cartaz VCCJ 19jul23 page 0001