Livro "Para sempre Vilarinho da Furna" apresentado na Câmara Municipal de Terras de Bouro

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu, a 29 de junho, a apresentação do livro “Para Sempre Vilarinho da Furna”. Trata-se de uma obra literária com textos de Luciana Castelli, ilustrações de Ana Gabriela e revisão e posfácio de Manuel Antunes. Sendo um livro infantil, a autora, Luciana Castelli, afirmou nesta sessão que é também o combate “à intolerância que enterra aldeias, pessoas e culturas. Este é um livro com um quê de questionamento”, sublinhou.

IMG 20230629 WA0006

A vereadora municipal, Ana Genoveva Araújo, apresentou a obra que nas suas palavras, “é um contributo para perpetuar a memória de uma aldeia que de um momento para o outro teve que sair das suas casas” . Através da personagem Luci é contada toda a vivência da aldeia comunitária, submersa nos anos 70: “57 famílias tiveram que sair de repente, mas ainda conseguir reunir algum espólio que estaria na origem do Museu de Vilarinho da Furna inaugurado em maio de 1989 e construído com pedras saídas da aldeia”. Já para Manuel Antunes, Presidente da AFURNA, Vilarinho das Furnas “é a aldeia mais falada no mundo inteiro” e este “livro capta a beleza e a essência de Vilarinho da Furna”.

Encerrando a sessão, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, afirmou que: “Vilarinho da Furna é uma identidade e o livro reflete a história e a memória daqueles que lá nasceram e viveram em comunidade”, concluindo também que “Vilarinho da Furna é um quadro das melhores imagens do concelho, identificadas em todo Mundo”.