Trans Peneda-Gerês "Corrida dos 4 Castelos" decorreu entre 26 e 30 de abril

No passado fim de semana, a Carlos Sá Nature Events brindou os amantes do trail com a 4º edição do TransPeneda-Gerês – The Race of the 4 Castles! Esta magnífica prova contou com o apoio do Município de Terras de Bouro e dos restantes quatro municípios do Parque Nacional Peneda-Gerês e de vários patrocinadores, IMPETUS, OZ Energia, Soalheiro, Ecomobile, FYKE, Chocolates Avianense, Barcos Wines, Libargel, Águas Fastio e Delta Cafés. Contou ainda com o apoio das forças de proteção e socorro, associações e juntas de freguesias e baldios locais.

Susana Luzir

De 26 a 30 de Abril de 2023 mais de 800 atletas de 24 nacionalidades diferentes puderam usufruir das paisagens inóspitas de um dos mais belos parques Nacionais do Mundo, o Parque Nacional Peneda-Gerês! A prova rainha dos 165km juntamente com os 65km, tiveram início na sexta-feira dia 28 de abril, com partida no interior do fantástico castelo de Melgaço, passando ainda pelo castelo de Castro Laboreiro onde iriam ter a Meta Volante patrocinada pela Soalheiro, de seguida com passagem no Santuário da N.Sra da Peneda, na Vila do Gerês, na aldeia de Pitões das Júnias, uma das mais altas aldeias de Portugal, e terminando no Castelo de Montalegre. Os 65km terminavam em Entre Ambos-os-Rios.

Nesta edição a distância mítica TPG 165Km foi vencida por Nuno Guimarães da equipa Olímpico Vianense com 21h58m54s. Nuno Guimarães foi o mais rápido, entre os homens, seguido por José Bernárdez do AC Castelos Trail Club com 22h29m21s e Marco Pinto do CTM Vila Pouca de Aguiar com 22h34m02s a fechar o pódio.

No pódio feminino, depois de vencer a edição de 2022 a espanhola Silvia Trigueros vence novamente a distância 165km, com 26h43m31s, seguida pela Margarida Bagão e a Marta Abrantes dos Runners da Frente Ribeirinha da PSI que chegaram juntas á meta em Montalegre com 30h53m50s.