𝐑𝐄𝐔𝐍𝐈Ã𝐎 𝐃𝐀 𝐂𝐎𝐌𝐈𝐒𝐒Ã𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐔𝐋𝐓𝐈𝐕𝐀 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐄𝐒𝐏𝐄𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐀𝐋𝐁𝐔𝐅𝐄𝐈𝐑𝐀 𝐃𝐀 𝐂𝐀𝐍𝐈Ç𝐀𝐃𝐀 (𝐏𝐄𝐀𝐂)

Ocorreu no dia 5 de abril, no auditório Dr. Emídio Ribeiro, do Centro de Animação Turístico do Gerês, a primeira Reunião da Comissão Consultiva do Programa Especial da Albufeira da Caniçada (PEAC).

Este PEAC virá, depois de aprovado, substituir o atual POAC (Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada), que já deveria ter sido revisto há mais dez anos. A comissão consultiva é composta pelos representantes das diversas entidades que superintendem no território.

1

O senhor Presidente da Câmara, Manuel Tibo, que esteve acompanhado pelo seu vice-presidente, Adelino Cunha, saudou todos os presentes e deu as boas-vindas aos vários dirigentes e técnicos presentes, nomeadamente: da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o vice-presidente, Engº Pimenta Machado e a Diretora do Departamento da Região Hidrográfica do Norte (ARH) Dr.ª Inês Andrade, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), a Arq.ª Gabriela Sila, pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), o Engº Jorge Dias, chefe de Departamento e as  Câmaras de Vieira do Minho e de Montalegre, como partes interessadas neste processo, também se fizeram representar. Estiveram ainda presentes um representante da Direção Regional da Cultura do Norte, tal como a senhora Comandante da GNR do Comando Territorial da Póvoa de Lanhoso.

A reunião, que teve como objetivo  delinear as coordenadas orientadoras para “reordenar a albufeira da Caniçada”, mereceu por parte do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro várias intervenções onde realçou que este Plano Especial deverá vir ao encontro dos anseios e aspirações da população, pois a albufeira da Caniçada precisa de ver revisto o seu Plano de Ordenamento, dado que  esta albufeira assume-se como um motor de desenvolvimento a par do turismo termal, religioso, de montanha e paisagístico, numa perfeita  correlação com o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Proteger este património que os nossos antepassados defenderam e do qual nós somos fieis depositários é fundamental, sublinhou ainda, o senhor Presidente da Câmara, Manuel Tibo.