Etnografia e Folclore

Terras de Bouro integra uma componente tradicional de extremo valor que lhe atribui uma peculiar identidade cultural.

O folclore, o artesanato, as tradições profanas e religiosas, entre outros factores culturais, como o comunitarismo e inter-ajuda entre os povos, exprimem uma simbologia ímpar associada à sabedoria popular desta região.

A natureza e o homem sempre prestaram uma associação indissolúvel de perfeita harmonia, facto constatado na ruralidade quase intacta das aldeias e dos espaços naturais. A arte de tirar proveito dos recursos endógenos, transformando-os em peças artísticas de extremo valor e dedicação, é uma particularidade associada a este povo. A cultura ancestral do linho, no passado, representou uma das principais actividades agrárias de importância económica, social e cultural.

Revigorada desde alguns anos, esta cultura manifesta a força de preservação das tradições, bem como uma potencialidade economicamente viável, com capacidades de criar riqueza, sendo uma mais-valia, e uma forma acrescida para motivar a fixação das populações, factores indispensáveis à manutenção de um espaço rural vivo.

Grupos Etnográficos

- Banda Musical de Carvalheira;
- Grupo de Música Popular "TREVO ALEGRE" de Valdozende;
- Grupo de Cantares de Chorense;
- Grupo Charanga de Vilar da Veiga;
- Grupo Folclórico de Carvalheira;
- Grupo Folclórico de Paradela-Valdozende.