Projeto “Prevenção do Tabagismo em Saúde Escolar” em Terras de Bouro

No âmbito do projeto “Prevenção do Tabagismo em Saúde Escolar”, a Unidade de Saúde Pública - ACES GERÊS /CABREIRA, lançou dois desafios para os alunos do 3º ciclo e do secundário dos agrupamentos de escolas dos cinco concelhos da sua área de intervenção.
Assim, desde os dias 16 e 17 de novembro, este último, data oficial do Dia do Não Fumador, cerca de quase duas dezenas de escolas e mais de seis mil alunos, têm vindo a apresentar diversas propostas para o concurso “mensagens/slogans”, destinado ao 7º e 8ºanos e também para o segundo repto, cujo concurso “logótipo/nome” se destina aos alunos do 9º e 10ºanos. Sublinhe-se que, nas escolas, a coordenação do projeto é da responsabilidade de um professor/interlocutor entre a Escola e a USP/ACES Gerês Cabreira.

No Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, a professora Sandra Lobo, membro da equipa PESES (Projeto Educação para a Saúde e Educação Sexual) da escola foi nomeada pelo diretor do Agrupamento, Óscar Rodrigues, para coordenar este projeto. Na implementação desta ação, a escola conta com a imprescindível parceria da Câmara Municipal de Terras de Bouro, nomeadamente, na disponibilidade de serviços e na atribuição dos prémios a nível de escola e numa segunda fase, a nível interconcelhio. O projeto conta também com a colaboração da UCC de Terras de Bouro.

A data de comemoração escolhida foi o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, realizando-se na Escola Padre Martins Capela o concurso “mensagens/slogans”, que culminou com a seleção dos três melhores trabalhos e com a atribuição dos prémios. Este concurso teve uma grande adesão por parte dos alunos do 8º ano do Agrupamento. Estas atividades ocorreram no período da manhã, e contaram com a presença da vereadora, Dr.ª Liliana Machado que atribuiu o prémio ao 1º lugar – um “voucher” que permite usufruir de um conjunto de atividades de Turismo na Natureza, destinado ao aluno e sua família. Os restantes prémios, segundo e terceiro lugares, foram atribuídos pela vice-presidente do Agrupamento, Cristina Tinoco, respetivamente um telemóvel e uma máquina fotográfica.

01

02