SMAC – Serviço Municipal de Apoio ao Consumidor, em parceria com o Agrupamentos de escolas do Concelho de Terras de Bouro, realizaram duas sessões de Sensibilização

No âmbito do SMAC – Serviço Municipal de Apoio ao Consumidor, e em parceria com o Agrupamentos de Escolas do Concelho de Terras de Bouro, realizaram–se nos dias 26 e 28 de Maio do corrente ano, duas sessões de Sensibilização subordinada ao tema “ Como gerir a economia Doméstica”, tendo como objectivo esclarecer e informar os alunos, sobre a importância da gestão do orçamento familiar.
Foi também abordado o problema do sobreendividamento.

No decorrer da ação os participantes (alunos) foram sensibilizados através de uma apresentação em suporte multimédia e folhetos informativos com conselhos uteis para os consumidores, proporcionando assim informação para uma boa gestão orçamental familiar e a realização de simulações.

Estes beneficiários (alunos) foram informados e consciencializados para a importância de adquirir novos hábitos no que diz respeito à gestão do orçamento familiar:

- Planificação em função dos seus rendimentos mensais;

- Elaboração de lista de compras tendo em conta, onde e como comprar mais barato em função do preço/qualidade na região;

- Planificação e gestão adequada do seu orçamento familiar, por forma a prevenir situações de endividamento.

Ao Longo das sessões, foram surgindo alguns conselhos de forma a controlar ou mudar os seus estilos de vida e viver de forma mais sustentável.

A avaliação global desta iniciativa, revelou-se bastante positiva, tendo levado a uma participação ativa dos alunos, ficando assim provado que a realização de outras ações abrangendo alunos do 9.º ano, 10.º, 11.º e 12.º ano e respetivas famílias, bem como toda comunidade do concelho de Terras de Bouro, no âmbito de intervenção da equipa CIAB – Centro de Arbitragem de Apoio ao Consumidor e do SMAC – Serviço Municipal de Apoio ao Consumidor da Câmara Municipal de Terras de Bouro, trabalhar esta temática com as famílias de forma mais consciente e com maior impacto dos resultados que se pretende atingir.

- Exemplo de Certificado

f1