Iª Feira do Cabrito Biológico da Serra do Gerês a 28 e 29 de junho

A Cerimónia de abertura da Feira decorreu no passado dia 28, com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Prof. Doutor Nuno Vieira de Brito.
A I edição desta feira teve como objetivo, a promoção da região e da sua gastronomia local, destacando-se os produtos endógenos, como o cabrito, as ervas aromáticas e os chás. De igual forma, procurou-se promover o interesse da população pelos produtos locais, nomeadamente pelo cabrito biológico do Gerês, assim como incentivar os produtores e restaurantes da região, a ver neste evento uma oportunidade de promoção e escoamento dos seus produtos, além de oferecer aos visitantes produtos genuínos com uma confeção tradicional.

De destacar, o XII Encontro de Tocadores de Concertinas que decorreu no sábado à noite e, no domingo, o concurso pecuário e a animação de rua, com alusão ao período quinhentista, também uma forma de assinalar as Comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral de Terras de Bouro.

A iniciativa foi promovida pelo Município de Terras de Bouro e pela ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), contando com a colaboração da Associação de Produtores Biológicos de Terras de Bouro e Escola Profissional "Amar Terra Verde", sendo cofinanciada pelo PRODER e pelo Fundo Europeu do Desenvolvimento Rural, inserindo-se na Ação 7 do Plano de Aquisição de Competências e Animação (PACA) promovido pela ATAHCA, no âmbito da Medida 3.5.2 do Sub-Programa3 do PRODER.

1

2