Plano Municipal para a Igualdade - "Caminhar para a Igualdade"

A Câmara Municipal de Terras de Bouro tem em curso, desde o início de Setembro, o Projeto Caminhar para a Igualdade com o objetivo de implementar um plano integrado para promover a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade do concelho de Terras de Bouro.
Sensibilizar a população para a importância da igualdade de género, a eliminação de estereótipos no processo de desenvolvimento local e integrar a dimensão do género em todas as políticas, programas e projetos de forma a incentivar a cidadania, incrementar uma participação social equilibrada são algumas das finalidades a atingir.
O Projeto assenta na elaboração de um Plano para a Igualdade do município, cuja principal finalidade é apoiar a implementação de uma política integrada da Igualdade no concelho de Terras de Bouro, por forma a contribuir para a redução/minimização das principais formas de desigualdade patentes.

Apesar da evolução verificada na situação das mulheres e da consagração dos princípios da igualdade de género na legislação nacional, persistem algumas assimetrias nas práticas sociais, laborais, cívicas e culturais de homens e de mulheres, decorrentes de causas históricas, culturais e também biológicas.
Consciente de que a participação dos “agentes” locais deve ser estimulada de forma a contribuírem para a promoção duma sociedade mais igualitária em todas as áreas, surge este projeto que contempla uma primeira fase de formação dos técnicos, levantamento de necessidades, elaboração e implementação do Plano Municipal para a Igualdade do concelho de Terras de Bouro.

Caminhar-igualdade-01