O Centro Municipal de Valências Assinalou no dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação Saudável com Atividade Dirigida às Crianças do Agrupamento de Escolas

O Centro Municipal de Valências para comemorar o Dia Mundial da Alimentação Saudável preparou uma atividade em parceria com a UCC – Unidade de Cuidados Continuados e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens dirigia às crianças do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas com vista a sensibilizar as crianças para os benefícios que estão associados a uma alimentação completa, equilibrada e variada.
Do programa constava uma apresentação multimédia com o planeamento diário das refeições que foi devidamente explicado às crianças pelo Nutricionista do Centro Municipal de Valências.

De seguida foi exibido um vídeo animado sobre os “Nutriamigos” onde contracenam uma menina e quatro personagens que representam os alimentos: a Gordura; o Carboidrato; a Proteína; e a Vitamina. Ao longo do vídeo os vários personagens destacam as suas funções no organismo e a importância do equilíbrio na alimentação para a saúde da criança.

Foi também distribuído às crianças um folheto elaborado pelos Serviços de Enfermagem e Nutrição em colaboração com as Professoras do Espaço de Estudo Acompanhado. Este folheto incide sobre a atual roda dos alimentos e procura dar a conhecer às crianças os sete grupos de alimentos que a compõem, bem como a proporção em que cada um deles deve estar presente na alimentação diária. Este folheto tem também vários joguinhos que de forma divertida pretendem ensinar as crianças a terem uma alimentação saudável.

Durante toda a sessão foram frisados aspetos importantes tais como: a alimentação como um dos fatores que mais influencia o crescimento e o desenvolvimento da criança; a importância de realizar 5 a 6 refeições por dia; nós somos o que comemos; alimentos preferenciais a incluir nos lanches; vantagens de uma alimentação saudável; informações da roda dos alimentos.

A UCC e a CPCJ apresentaram também uma peça de teatro na qual foi explicada de forma divertida toda a informação transmitida ao longo do desenvolvimento da atividade e que cativou todos os presentes.

Apresentamos de seguida alguns registos fotográficos desta atividade que queremos partilhar convosco.

- Ver fotos