O Centro Municipal de Valências promove 2.ª campanha para dádiva de sangue, com colheitas dia 4 de fevereiro em Moimenta e 5 de fevereiro no Gerês

O Município de Terras de Bouro leva ao conhecimento de todos os interessados que os Serviços de Nutrição e de Enfermagem do Centro Municipal de Valências se encontram a promover a 2.ª campanha para dádiva de sangue, cujas colheitas irão ser realizadas:
•dia 4 de fevereiro, na Sede do Centro Municipal de Valências, em Moimenta;
•dia 5 de fevereiro, no Pólo do Gerês do Centro Municipal de Valências, edifício do CAT.

O sangue não se produz artificialmente, apenas e só o Ser Humano o pode dar. Como tal, o sangue que existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem mais precisa.
Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.

Enquanto um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante mais elevado de componentes sanguíneos.

Diariamente são necessárias 1200 unidades de sangue de todos os grupos sanguíneos.

Cada dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas.

Ao longo da vida, um dador de sangue pode ajudar a salvar até 500 pessoas.

Neste sentido, apela-se à colaboração de todos os terrabourenses na concretização desta causa tão nobre.

Cartaz Sangue