Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Terras de Bouro comemora Dia do Município a 20 de Outubro e organiza Festa de São Martinho nas Terras do Gerês “ apadrinhada” por Saint Arnoult-en-Yvelines

O Município de Terras de Bouro irá assinalar, no dia 20 de Outubro, o Dia do Município, data em que, em 1514, o Rei D. Manuel I lhe atribuiu a Carta de Foral. No documento, que é feito em pergaminho e com uma bela iluminura na capa, sendo uma peça de rara beleza e título de orgulho dos terrabourenses, são identificados um conjunto de freguesias e lugares que se podem considerar as povoações fundadoras do Concelho e que constituem o núcleo central do actual território onde se integram as 17 freguesias.
O feriado municipal será, desta feita, comemorado na Vila do Gerês. No Auditório Prof. Dr. Emídio Ribeiro, do Centro de Animação da estância termal e com início previsto para as 10:00h, a efeméride será assinalada com um programa de carácter cultural que incluirá, além da inauguração de uma exposição da pintora terrabourense Luzia Teixeira, intitulada “Paradoxos…Senda da Luz”, a apresentação de duas obras literárias. A primeira, da autoria do Sr. Dr. Agostinho Moura, cujo título é “Memórias Geresianas” e o segundo livro, da autoria da Profª Drª Rosa Fernanda Moreira da Silva, denominado “O Gerês: de Bouro a Barroso, Singularidades Individuais e Dinâmicas Territoriais” .

No mesmo fim-de-semana, a 22 e 23 de Outubro o Município organiza na sede do concelho e à semelhança dos anos anteriores, a “Festa de São Martinho nas terras do Gerês”, evento que pretende divulgar e valorizar as potencialidades económicas, turísticas e culturais de Terras de Bouro e do Gerês. Além de expositores com actividades variadas que se concentrarão no Largo Padre Martins Capela, o acontecimento terá, na temática da animação, a música tradicional e popular com ranchos folclóricos de Terras de Bouro e “Augusto Canário e Amigos”, sem esquecer as desfolhadas e o tradicional magusto, corrida de cavalos, realização do “Trilho dos Moinhos” e um seminário, na tarde de sábado, dedicado ao “Empreendedorismo Sustentável”. Sem dúvida, temáticas que irão garantir momentos agradáveis para quem aprecia a genuinidade destas terras.

Por último, de referir a presença em Terras de Bouro de uma comitiva de vinte pessoas de Saint Arnoult en Yvelines, localidade francesa que regista uma forte implantação de emigrantes portugueses, nomeadamente, terrabourenses. A delegação francófona irá realizar, em conjunto com as respectivas famílias portuguesas de acolhimento, uma série de actividades de carácter turístico e cultural, no âmbito do processo de geminação iniciado em 2004. Mais uma vez, a iniciativa tem por objectivo a aproximação social e cultural das duas comunidades, enquadrando-se tal acção no aprofundamento e desenvolvimento de um espírito europeu que se quer forte e multifacetado. De salientar a projecção turística que Terras de Bouro e o Gerês têm com este tipo de actividades, já que, posteriormente, se realizará também uma visita terrabourense a França, além da criação óbvia de laços de afinidade entre as famílias envolvidas e que já proporcionou até hoje intercâmbios de vária ordem, nomeadamente, culturais, desportivos e gastronómicos.

A comitiva francesa é chefiada pela autarca de Saint Arnoult-en-Yvelines, Françoise Poussineau e pela Presidente da Comissão de Geminação, Collette Bumillier, esperando-se que a estadia consolide ainda mais este projecto de geminação.

Carta de Foral

 

feira martinho

 

IMG 0004

 

IMG 0005

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação