Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Terras de Bouro comemora Dia do Município a 20 de Outubro e organiza Festa de São Martinho nas Terras do Gerês “ apadrinhada” por Saint Arnoult-en-Yvelines

O Município de Terras de Bouro irá assinalar, no dia 20 de Outubro, o Dia do Município, data em que, em 1514, o Rei D. Manuel I lhe atribuiu a Carta de Foral. No documento, que é feito em pergaminho e com uma bela iluminura na capa, sendo uma peça de rara beleza e título de orgulho dos terrabourenses, são identificados um conjunto de freguesias e lugares que se podem considerar as povoações fundadoras do Concelho e que constituem o núcleo central do actual território onde se integram as 17 freguesias.
O feriado municipal será, desta feita, comemorado na Vila do Gerês. No Auditório Prof. Dr. Emídio Ribeiro, do Centro de Animação da estância termal e com início previsto para as 10:00h, a efeméride será assinalada com um programa de carácter cultural que incluirá, além da inauguração de uma exposição da pintora terrabourense Luzia Teixeira, intitulada “Paradoxos…Senda da Luz”, a apresentação de duas obras literárias. A primeira, da autoria do Sr. Dr. Agostinho Moura, cujo título é “Memórias Geresianas” e o segundo livro, da autoria da Profª Drª Rosa Fernanda Moreira da Silva, denominado “O Gerês: de Bouro a Barroso, Singularidades Individuais e Dinâmicas Territoriais” .

No mesmo fim-de-semana, a 22 e 23 de Outubro o Município organiza na sede do concelho e à semelhança dos anos anteriores, a “Festa de São Martinho nas terras do Gerês”, evento que pretende divulgar e valorizar as potencialidades económicas, turísticas e culturais de Terras de Bouro e do Gerês. Além de expositores com actividades variadas que se concentrarão no Largo Padre Martins Capela, o acontecimento terá, na temática da animação, a música tradicional e popular com ranchos folclóricos de Terras de Bouro e “Augusto Canário e Amigos”, sem esquecer as desfolhadas e o tradicional magusto, corrida de cavalos, realização do “Trilho dos Moinhos” e um seminário, na tarde de sábado, dedicado ao “Empreendedorismo Sustentável”. Sem dúvida, temáticas que irão garantir momentos agradáveis para quem aprecia a genuinidade destas terras.

Por último, de referir a presença em Terras de Bouro de uma comitiva de vinte pessoas de Saint Arnoult en Yvelines, localidade francesa que regista uma forte implantação de emigrantes portugueses, nomeadamente, terrabourenses. A delegação francófona irá realizar, em conjunto com as respectivas famílias portuguesas de acolhimento, uma série de actividades de carácter turístico e cultural, no âmbito do processo de geminação iniciado em 2004. Mais uma vez, a iniciativa tem por objectivo a aproximação social e cultural das duas comunidades, enquadrando-se tal acção no aprofundamento e desenvolvimento de um espírito europeu que se quer forte e multifacetado. De salientar a projecção turística que Terras de Bouro e o Gerês têm com este tipo de actividades, já que, posteriormente, se realizará também uma visita terrabourense a França, além da criação óbvia de laços de afinidade entre as famílias envolvidas e que já proporcionou até hoje intercâmbios de vária ordem, nomeadamente, culturais, desportivos e gastronómicos.

A comitiva francesa é chefiada pela autarca de Saint Arnoult-en-Yvelines, Françoise Poussineau e pela Presidente da Comissão de Geminação, Collette Bumillier, esperando-se que a estadia consolide ainda mais este projecto de geminação.

Carta de Foral

 

feira martinho

 

IMG 0004

 

IMG 0005

Trânsito condicionado na Vila do Gerês a 17, 18 e 19 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da av. ...

17-04-2024

ler mais

Município de Terras de Bouro, CPCJ de Terras de Bouro e Associaç…

O Município de Terras de Bouro, a CPCJ de Terras de Bouro e a Associação Adolescere estabele...

17-04-2024

ler mais

Trânsito interrompido na Rua Miguel Torga a 17 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da rua ...

17-04-2024

ler mais

Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Terras de Bou…

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Terras de Bouro (CMPCTB) reuniu-se a 9 de abril no...

15-04-2024

ler mais

Em abril assinalamos e promovemos a campanha para a prevenção do…

Município de Terras de Bouro CPCJ de Terras de Bouro...

12-04-2024

ler mais

Município de Terras de Bouro adere à campanha integrada no Plano…

- Flayer da Campanha "Cinto-me Vivo"             &nbs...

10-04-2024

ler mais

Aquisição de imóveis para implementação de projetos no âmbit…

A Câmara Municipal de Terras de Bouro, em execução da Estratégia Local de Habitação, apro...

09-04-2024

ler mais

Edital – Oferta pública de aquisição de imóveis para impleme…

  - Ver Edital - Ver Edital DRE -Ver Formulário...

09-04-2024

ler mais

Cooperação transfronteiriça proporcionou plantação de 1000 pi…

Contando com presença do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo e do ...

08-04-2024

ler mais

Paços do Concelho acolheram Compasso Pascal

Cumprindo a tradição, a Câmara Municipal de Terras de Bouro abriu as suas portas na tarde do...

04-04-2024

ler mais
abril 2024
D Sb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Sem eventos

IMG 20230529 WA0126  

giweather joomla module

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação