Terras de Bouro assinalou a 25 novembro o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

Numa iniciativa conjunta entre o Município de Terras de Bouro, o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro e a CPCJ, teve lugar na sede do concelho uma marcha lenta que percorreu as principais artérias da vila e que se destinou a lembrar a situação de violência exercida contra as mulheres.

IMG 20211125 WA0006

O dia 25 de Novembro foi designado oficialmente como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, em 1999, pelas Nações Unidas (ONU). Desde então, essa data tem sido comemorada no mundo, para chamar à atenção contra todas as formas de violência usadas contra as mulheres.

Entre 1 de janeiro e 15 de novembro deste ano, 23 mulheres foram mortas em Portugal, 13 das quais em contexto de violência doméstica, segundo dados do Observatório de Mulheres Assassinadas. Em 2020, foram 27 as mulheres assassinadas neste contexto e 75% das pessoas que reportaram ser vítimas de violência doméstica eram mulheres.

É sempre importante relembrar esta realidade, chamando a atenção de todos e informando que se deve denunciar este tipo de comportamento contra as mulheres junto das autoridades competentes.