Terras de Bouro marcou presença na Homenagem a Francisco Sampaio

No dia 3 de outubro decorreu em Viana do Castelo uma cerimónia de homenagem ao Dr. Francisco Sampaio, figura ímpar da etnografia minhota e que passa, doravante, a dar nome ao centro de congressos no forte de Viana de Castelo.

1

Um dos maiores impulsionadores e conhecedor das tradições minhotas, que em inúmeras oportunidades visitou e ajudou a promover o nosso concelho, foi este domingo, alvo de uma merecida homenagem pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela “indelével herança cultural” que deixou para as gentes do Minho.

Durante o evento, uma representação de Terras de Bouro teve a oportunidade de efetuar uma demonstração gastronómica das nossas iguarias, contribuindo, desta forma, não só para enriquecer o acontecimento, mas também como forma de promover e divulgar as potencialidades turísticas de Terras de Bouro.

Por fim, de referir ainda que: “Francisco Sampaio exerceu, entre outras funções, a de técnico superior do Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo, professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), presidente da extinta Comissão Regional de Turismo do Alto Minho, desde 1980 até se reformar. É autor de dezenas de títulos, que versaram sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, tendo sido também colaborador de várias publicações minhotas. “