Conselho Municipal de Educação realizou-se no dia 15 de julho

No dia 15 de julho decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão ordinária do Conselho Municipal de Educação.

Na sessão, presidida pela Vereadora da Educação, Dra. Ana Genoveva Araújo, para além da aprovação das atas das duas sessões anteriores, foi abordado o ponto de situação de projetos educativos aplicados no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, especificamente o Projeto “Ter + Sucesso”. Mais concretamente, a Dra. Ana Genoveva enumerou diversas atividades desenvolvidas nesse âmbito, bastante diferenciadas, criativas e dinâmicas, sempre com objetivo de estimular as competências dos nossos alunos, bem como o seu gosto e fascínio pelo conhecimento, adaptando-as ao contexto de pandemia em que vivemos e nunca descorando as normas de segurança definidas pela DGS. Deu ainda conhecimento da aquisição de material tecnológico para entrega ao agrupamento de escolas, de forma a proporcionar as melhores condições de aprendizagem neste contexto escolar atípico.

1 1 Custom

Especial enfoque para os resultados atingidos pela implementação dos referidos projetos, uma vez que os municípios que integram a CIM Cávado, obtiveram, no ano letivo de 2018/2019, a taxa mais baixa de retenção e desistência escolar para os três ciclos do ensino básico. A Vereadora da Educação fez este registo com satisfação e enalteceu que estas são conclusões retiradas dos objetivos educacionais e sociais a que o Município de Terras de Bouro se propõe e nos quais trabalha afincadamente, realçando a importância da continuidade destes projetos.

Foi, também, destacada a celebração do Dia da Criança em Terras de Bouro, importante iniciativa que proporcionou momentos felizes aos mais pequenos, igualmente sacrificados nestes últimos meses. Mais ainda, e considerando benéfico o reconhecimento público do trabalho realizado pelos alunos, foram registadas as cerimónias de entrega de Prémios de Mérito Escolar e atribuição de Bolsas de Estudo para o ensino superior.

Além disso, foi dado a conhecer o contributo literário dado pela jovem escritora Filipa Martins, fruto da sua residência artística no nosso território, que muito enriquece a cultura de Terras de Bouro, bem como a atividade e progresso da Escola de Música, a nova biblioteca digital do Cávado “AquaLibri” e a disponibilização de transportes para os exames nacionais.

A Dra. Ana Genoveva aproveitou, ainda, para agradecer o contributo de todos os profissionais da educação, no período anómalo que a comunidade escolar atravessa, reunindo esforços para que este ano letivo decorresse da melhor forma possível.