Implementação do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19

Depois de aprovados os requisitos de qualidade, segurança e eficácia estabelecidos na legislação farmacêutica da União Europeia, ocorreu no dia 27 de dezembro de 2020 o início da vacinação em Portugal.

plano vacinacao covid19 estamoson

O Plano Nacional de Vacinação (PNV) contra a Covid-19 surge como estratégia na proteção da saúde pública, mais concretamente:

• Na redução da mortalidade e dos internamentos por Covid-19;
  • No controlo dos surtos, sobretudo nas populações mais vulneráveis;
  • Na minimização do impacto desta pandemia no sistema de saúde e na sociedade.

A administração da vacina contra a Covid-19 é acessível a todos (desde que clinicamente indicada a cada caso), equitativa, gratuita e facultativa.

A coordenação e implementação dos procedimentos no âmbito deste PNV é da competência da Direção Geral da Saúde (DGS).