Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

COMUNICADO 19/03/2020

Comunicado

 

Caras e caros Terrabourenses,

A Organização Mundial de Saúde qualificou, no passado dia 11 de março, a emergência de saúde pública ocasionada pela doença COVID-19 como uma pandemia, constituindo uma calamidade pública.

Nos últimos dias, o contágio tem evoluído muito rapidamente em todo o Mundo e de forma particular em Portugal.

Estamos diante de uma ameaça coletiva e conscientes que a situação em que vivemos só nos deixa um caminho que é o de tomar medidas que se revelam necessárias para combater esta calamidade pública e que terminarão mal a esperada normalidade seja retomada.

Neste sentido, torna-se necessário a tomada de medidas, que já estão a ser usadas noutros países, no sentido de conter a expansão desta doença.

O Sr. Presidente da República declarou o estado de emergência para todo o território nacional. O mesmo terá uma duração de 15 dias e poderá ser renovado caso as condições o justifiquem.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro e sendo responsável por todos vós, não posso deixar de concordar com as medidas que irão ser implementadas. A situação leva-nos a ter de assumir medidas drásticas para minimizar os impactos que a CODID-19 deixará nas nossas vidas. O momento é de exceção. Temos de salvaguardar a vida de todos nós!

Resta-nos aguardar serenamente pelas medidas que estão a ser discutidas pelo Conselho de Ministros ao abrigo do estado de emergência. Mal sejam conhecidas, a autarquia informará todos os Terrabourenses das limitações advindas das referidas medidas.

No tocante à Câmara Municipal, o atendimento ao público está suspenso, embora fique assegurado o tratamento de todo e qualquer assunto via telefone (253 350 010) ou via correio eletrónico (geral@cm-terrasdebouro.pt). Estarão em pleno funcionamento o serviço de proteção civil, o serviço de piquete de água e os serviços de cemitério, ficando assegurada a marcação de queimas e queimadas, entre outros serviços.

No seguimento do encerramento de outros serviços já comunicados anteriormente, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e os espaços cidadão de Moimenta e Vilar da Veiga não estarão abertos ao público. Quanto aos CTT´s, o horário de funcionamento será reduzido, das 09h até às 13h, mantendo-se o regime de “utente único”.

A situação em que lamentavelmente nos encontramos obriga-nos a tomar medidas extremas. Fica aqui o meu compromisso que tudo será feito para apoiar as necessidades de todos, nomeadamente da população idosa. Assim, a Câmara Municipal apoiará, em articulação e colaboração com as juntas de freguesia e os estabelecimentos comerciais do concelho aderentes, as famílias mais carenciadas e idosos sinalizados na deslocação para obtenção de bens de primeira necessidade, nomeadamente, medicamentos e alimentos, sendo o pagamento da responsabilidade das pessoas que requisitarem este serviço que será entregue na morada indicada.

Deixo em nome de todos os Terrabourenses um agradecimento a todos os que estão e estarão na linha frente para combater esta pandemia, nomeadamente às forças de segurança e da Proteção Civil, aos Bombeiros Voluntários, às delegações da Cruz Vermelha, às juntas de freguesia, e muito particularmente, aos Profissionais de Saúde, a quem devemos agradecer o espírito de missão com que, para a salvaguarda da nossa saúde, assumem e assumirão, como o têm sempre feito, o risco pessoal neste combate. De igual modo, quero registar com especial agrado a serenidade e responsabilidade dos nossos trabalhadores municipais durante este período.

Importa, também, enaltecer a responsabilidade social evidenciada por um vasto conjunto de empresários do nosso concelho, que tomaram a decisão de reduzir ou suspender a atividade das suas empresas.

Estou certo que todos iremos cumprir aquilo que a cada um de nós se exige. Estou certo que o nosso território com mais de 500 anos de história saberá ultrapassar esta adversidade. O poder de luta e de sacrifício do nosso povo permitirá sairmos vencedores desta batalha que se afigura como a luta mais importante das últimas décadas.

Estarei, durante o decorrer deste período de emergência, presente, disponível e atento a tudo que venha a acontecer em Terras de Bouro, deixando, com toda a força e convicção, uma palavra de solidariedade e esperança na superação desta crise.

Um forte abraço,
Manuel Tibo

Trânsito condicionado na Vila do Gerês a 17, 18 e 19 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da av. ...

17-04-2024

ler mais

Município de Terras de Bouro, CPCJ de Terras de Bouro e Associaç…

O Município de Terras de Bouro, a CPCJ de Terras de Bouro e a Associação Adolescere estabele...

17-04-2024

ler mais

Trânsito interrompido na Rua Miguel Torga a 17 de abril

O Município de Terras de Bouro informa que, em virtude de ações de limpeza e lavagem da rua ...

17-04-2024

ler mais

Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Terras de Bou…

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Terras de Bouro (CMPCTB) reuniu-se a 9 de abril no...

15-04-2024

ler mais

Em abril assinalamos e promovemos a campanha para a prevenção do…

Município de Terras de Bouro CPCJ de Terras de Bouro...

12-04-2024

ler mais

Município de Terras de Bouro adere à campanha integrada no Plano…

- Flayer da Campanha "Cinto-me Vivo"             &nbs...

10-04-2024

ler mais

Aquisição de imóveis para implementação de projetos no âmbit…

A Câmara Municipal de Terras de Bouro, em execução da Estratégia Local de Habitação, apro...

09-04-2024

ler mais

Edital – Oferta pública de aquisição de imóveis para impleme…

  - Ver Edital - Ver Edital DRE -Ver Formulário...

09-04-2024

ler mais

Cooperação transfronteiriça proporcionou plantação de 1000 pi…

Contando com presença do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo e do ...

08-04-2024

ler mais

Paços do Concelho acolheram Compasso Pascal

Cumprindo a tradição, a Câmara Municipal de Terras de Bouro abriu as suas portas na tarde do...

04-04-2024

ler mais
abril 2024
D Sb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30
Sem eventos

IMG 20230529 WA0126  

giweather joomla module

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação