Projeto Pimpolho proporcionou rastreios de ambliopia

No âmbito do Projeto Pimpolho e pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Terras de Bouro facultou às crianças dos jardins de infância do concelho um rastreio de ambliopia, promovido pelo Hospital de Braga.

capa dia 31

O primeiro grupo de dezanove crianças, dos jardins de infância do Centro de Solidariedade Social de Valdosende, Rio Caldo e Gerês foi rastreado no dia 24 e já dia 31 de outubro, o segundo grupo, constituído por vinte e duas crianças, dos jardins infantis de Moimenta, Chorense e Carvalheira, além do Centro Social de Souto, foi também rastreado à ambliopia no Hospital de Braga.

Ficou assim concluído, para este ano, mais um diagnóstico de relevada importância, que a Câmara Municipal de Terras de Bouro facultou às crianças dos jardins infantis do nosso concelho. Em 2019 haverá novo rastreio para as crianças que nesse ano façam quatro anos.

Sublinhe-se, por fim, que este processo é possível depois de ter sido celebrado um acordo em que o Município assumiu liderar o processo em articulação com as escolas e proporcionar o transporte.

O rastreio de ambliopia (também conhecido por olho vago ou preguiçoso e que diminui a acuidade visual) é fundamental, pois, diagnosticado nesta idade, tem tratamento.

capa dia 24