Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

MENSAGEM 

DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE
TERRAS DE BOURO

pres

Iniciamos um novo ciclo autárquico no Concelho de Terras de Bouro. No próximo quadriénio, o Executivo Municipal estará focado, comprometido e empenhado em cumprir esta nobre tarefa de serviço público e de salvaguarda dos interesses superiores do território e da população, com empenho, capacidade de diálogo, responsabilidade e rigor.

Como Presidente da Autarquia asseguro a todos os Terrabourenses que estaremos com os olhos postos no futuro e na busca incessante por uma melhor qualidade de vida no nosso concelho, dando maior força às políticas vocacionadas para o crescimento, ancoradas no nosso território e sempre nas Pessoas, nas suas expetativas e necessidades.

O nosso projeto para Terras de Bouro começa com um sonho e com a convicção de que o nosso desenvolvimento pode ser compatível com um projeto estratégico planeado e sustentável, onde é possível a ambição de resolver os problemas existentes e de implementar uma linha de projetos estratégicos, assegurando sempre uma boa gestão financeira da autarquia.

A transformação que o meu Executivo procurará incutir pautar-se-á sempre em função dos recursos existentes, das limitações conhecidas e da consciência concreta das diversas possibilidades de desenvolvimento. Para este desafio é nossa interpretação que o Desenvolvimento do concelho só pode ser construído com o recurso a um conjunto alargado de agentes interessados, desde colaboradores do município, juntas de freguesia,  instituições públicas e privadas, entidades religiosas, empresários, associações locais, profissionais da hotelaria e restauração, comerciantes, agricultores e profissionais liberais, as escolas, passando pela contribuição e pela colaboração dos nossos concidadãos, no exercício de uma cidadania responsável e solidária.

O nosso objetivo primordial é Terras de Bouro. Sendo já uma referência no turismo nacional, sobretudo pela marca «Gerês», este território tem condições para ser um destino turístico por excelência a nível internacional. É esse o grande desafio que se coloca aos autarcas e às entidades privadas.

 

Terras de Bouro é detentor de uma série de potencialidades turísticas que se fazem sentir nos mais diversos domínios, este é um concelho verde por excelência, convidativo por natureza. Percorrido pelas bacias do Cávado e Homem, e com o Parque Nacional da Peneda-Gerês (Reserva Mundial da Biosfera) a servir de cenário de fundo, nesta terra, desfrutar do meio ambiente é um modo de vida, ganhando especial relevância uma alargada oferta de condições para a prática de desportos náuticos e de montanha.

Conhecer este concelho implica percorrer os trilhos pedestres de pastores e agricultores, apreciar a ruralidade das aldeias e o artesanato local, reviver o passado histórico e etnográfico no Núcleo Museológico do Campo do Gerês, pernoitar nas casas de turismo rural ou nos hotéis e residenciais, saborear a gastronomia, sentir o encanto do Parque Nacional da Peneda-Gerês e das albufeiras da Caniçada e de Vilarinho da Furna, recuperar forças nas Termas do Gerês e nas Termas da Moimenta e viver a fé do povo na Basílica de S. Bento da Porta Aberta. Da sua história destaca-se a presença romana, testemunhada na «Estrada da Geira» (via Romana XVIII) e nos seus marcos miliários, reconhecidos como Património Nacional.

 

Neste portal disponibilizaremos toda a informação acerca da atividade municipal (atas, regulamentos, editais, avisos, programas, notícias, etc.) e será possível a qualquer cidadão contactar-nos de modo a podermos responder o mais rapidamente possível às questões colocadas. A proximidade sempre foi e será para mim uma prioridade e uma marca deste meu mandato.

Desejamos que este Portal seja uma motivação irresistível para conhecer a nossa terra e o nosso povo. Terras de Bouro merece e espera a sua visita. O nosso património rural, cultural, ambiental, paisagístico, termal e religioso está à sua espera.

Conto com todos vós para juntos fazermos ecoar o nome do nosso concelho!

Juntos construiremos um futuro melhor para Terras de Bouro.


Um abraço a todas e a todos!

Manuel Tibo

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação