O Balcão Único coloca à disposição dos munícipes um conjunto de serviços (atendimento geral e atendimento pelos eleitos e pelos técnicos, pagamentos e recebimentos, taxas, licenças, tarifas, passes escolares, urbanismo, etc.) que anteriormente se encontravam dispersos por diversas secções, proporcionando a todos os munícipes um atendimento mais personalizado e fomentando a celeridade dos mais diversos procedimentos administrativos.
O Balcão Único foi criado ao abrigo do Programa Simplex Autárquico, programa da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa, que visa a simplificação dos procedimentos na administração autárquica e que assenta no princípio de cooperação entre os municípios aderentes e os organismos da administração central, tendo em vista melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas. Trata-se de um projeto apoiado pelo QREN, através do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, que para funcionar em pleno implica introduzir novas metodologias de trabalho, reforçar a formação dos trabalhadores, adquirir novos equipamentos compatíveis com as novas exigências e efetuar obras de beneficiação e modernização nas instalações.
O Balcão Único de Atendimento funciona todos os dias úteis, entre as 9:00h e as 17:00h e está preparado para o acesso por parte de cidadãos com mobilidade condicionada.