No âmbito do seu plano de atividades, a Comissão de Ambiente e Energia (CAENE) deslocou-se a Terras de Bouro no dia 21 de outubro, onde foi recebida pelo Executivo Municipal nos Paços do Concelho, local onde se realizou uma sessão de trabalho deste périplo que a comissão realizou ao longo de dois dias na nossa região.
O Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, apresentou um conjunto de projetos desenvolvidos em parceria com o ICNF, a Fundação Ambiental e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Durante a apresentação, também destacou os desafios e limitações enfrentados devido a diversos instrumentos de ordenamento do território, como a Carta de Reserva Ecológica, o Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada (POAC), a Carta de Perigosidade, a Carta de Reserva Agrícola Nacional, o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e a Rede Natura 2000. Manuel Tibo apelou aos deputados da Comissão de Ambiente e Energia (CAENE) para a necessidade de um maior investimento do governo central em Terras de Bouro, um concelho de enorme valor ambiental que abriga o único Parque Nacional do país. O presidente defendeu que é essencial proporcionar qualidade de vida às populações locais, promovendo um desenvolvimento económico sustentável e gerador de riqueza, de forma a combater a desertificação contínua destes territórios.
A delegação parlamentar da Comissão de Ambiente e Energia, liderada pelo deputado Salvador Malheiro, teve a oportunidade de conhecer em detalhe os projetos e as áreas abrangidas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, aspetos destacados na reunião pelos presidentes das câmaras de Terras de Bouro, Manuel Tibo, de Montalegre, Fátima Fernandes, dos Arcos de Valdevez, João Esteves, de Ponte da Barca, Augusto Marinho e de Melgaço, Manoel Batista.