Assembleia Municipal de Terras de Bouro reuniu no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna/Porta do PNPG

Na passada segunda-feira, dia 27 de Junho, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro realizou a sua terceira sessão ordinária de 2011 e, dando continuidade à vontade expressa pelo seu Presidente, Dr. Ricardo Gonçalves, de levar este órgão o mais perto possível dos terrabourenses, decorreu, desta vez, na Sala da Geira, no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna/ Porta do PNPG.
Ainda antes do período da ordem do dia, os membros da Assembleia Municipal e o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Joaquim Cracel, efectuaram uma visita ao Museu da Geira, estrutura que se situa na zona envolvente ao local onde se realizou a reunião e onde puderam constatar o ponto da situação relativamente ao conteúdo já patente no Museu, maquetes recreativas e demais objectos representativos da “presença romana” em Terras de Bouro, assim como as possíveis utilizações futuras que irão ser dadas, logo que possível, ao espaço em questão, nomeadamente, ao auditório.

Já no decorrer da sessão registaram-se intervenções sobre os seguintes assuntos: os fortes cortes orçamentais de que os Municípios estão a ser alvo, assim como da política de contenção e apoios sociais praticados; os custos inerentes de construção do Museu da Geira, cerca de 1.500.000,00 euros, assim como da sua manutenção e formas de rentabilização dos investimentos efectuados; a necessidade evidente de atrair “turistas culturais” além dos “amantes da natureza”; a viabilidade de utilização pedonal do percurso da Geira com pedidos de intervenções frequentes de limpeza do piso e zonas envolventes; a possível fusão de freguesias e municípios; obras de limpeza e melhoramento da rede viária assim como de implantação de saneamento básico; o ponto da situação do arranjo urbanístico das Margens da Albufeira da Caniçada, em Rio Caldo, e a relação do Município com a Escola Profissional “Amar Terra Verde”, entre outros. De realçar ainda as palavras elogiosas do Senhor Presidente da Câmara Municipal, do Senhor Presidente da Assembleia Municipal e do Senhor Secretário da Assembleia Municipal, Senhor Avelino Soares, relativamente ao Senhor Deputado Manuel Aguiar Campos, cujo abandono de funções na Assembleia Municipal foi alvo de lamento, devido ao seu inegável contributo e experiência neste órgão do Município.

De seguida e já na Ordem de Trabalhos, além da apresentação usual da actividade do Município, foi aprovada por unanimidade a desafectação de uma parcela de domínio público municipal (238m2) de acesso à Ponte Dr. Artur Arantes, em Souto, no sentido de complementar o plano de permutas relativamente à área abrangida pelos acessos à ponte. Também por unanimidade, foi aprovado a actualização do “Contrato de Recolhas de Efluentes” entre o Município e a agora denominada empresa “Águas da Noroeste” e, por último, as designações dos Senhores Deputados, Maria Filomena dos Santos Silva Araújo e António Manuel da Cunha Martins, para substituir o Senhor Deputado Manuel Aguiar Campos, nas funções até aqui exercidas por este último, como membro da Assembleia Municipal, na CPCJ de Terras de Bouro e deputado da Assembleia Intermunicipal da CIM Cávado, respectivamente.

DSC 0939-2

DSC 0971-2