CIM CÁVADO RECEBE SECRETÁRIO DE ESTADO DA DIGITALIZAÇÃO E DA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, reuniu hoje, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) em Braga, com os presidentes dos municípios que compõem esta entidade intermunicipal para reforçar o programa Eu Sou Digital.

O Eu Sou Digital, explicou, é “um programa de iniciativa governamental”, executado pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, “implementado de forma a capacitar com as competências digitais básicas aquela camada da população que não consegue tirar partido dos serviços e produtos digitais e por isso está digitalmente infoexcluída”, referiu Mário Campolargo.

Reforça que a capacitação digital “é, um dos fatores essenciais da transição digital”, e que o principal objetivo destes encontros é conseguir estabelecer sinergias de forma a atingir o máximo da população infoexcluída e trazê-los para as competências básicas digitais.

O grupo alvo do programa são os que têm mais de 45 anos e que estão na vida ativa, mas também aqueles que saem da vida ativa. A capacitação da população decorre por intermédio de mentores voluntários que se formam através de uma curta formação ‘online’, que se inscrevem por telefone ou acedendo ao ‘site’ https://www.eusoudigital.pt.

O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado e Presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, reforça a aposta na transição digital para “a criação de iniciativas mais próximas dos cidadãos, destacando a iniciativa Sioslife que promove o contacto da população sénior com as novas tecnologias”.

Manuel Moreira, Presidente do Município de Amares, dá nota do projeto “ Clic@r na melhor idade” que promove nas juntas de freguesia atividades de literacia digital junto da população sénior, mas que os equipamentos existentes não permitem uma massificação das atividades.

A Vice-Presidente da CIM Cávado, Júlia Fernandes, acrescenta que “foram já trabalhadas dinâmicas com jovens das escolas do território no apoio à população sénior, nomeadamente na criação das “Tardes Digitais” dinamizadas pela Casa do Conhecimento de Vila Verde”.

Mário Campolargo referiu que para chegar aos 16% da população que não usa normalmente a Internet, é necessário estabelecer um esforço de mobilização de norte a sul do país.

Nesta reunião, participaram os Presidentes dos seis Municípios que fazem parte desta comunidade intermunicipal, designadamente os Presidentes da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Amares, Barcelos, Braga, Esposende e Vila Verde.

8