𝙋𝙧𝙤𝙜𝙧𝙖𝙢𝙖 𝙙𝙚 𝘾𝙖𝙥𝙖𝙘𝙞𝙩𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙚 𝘾𝙪𝙞𝙙𝙖𝙙𝙤𝙧𝙚𝙨/𝙖𝙨 𝙄𝙣𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙡𝙚𝙫𝙖𝙙𝙤 𝙖 𝙘𝙖𝙗𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙤 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞́𝙥𝙞𝙤 𝙙𝙚 𝙏𝙚𝙧𝙧𝙖𝙨 𝙙𝙚 𝘽𝙤𝙪𝙧𝙤, 𝙚𝙢 𝙥𝙖𝙧𝙘𝙚𝙧𝙞𝙖 𝙘𝙤𝙢 𝙤 𝙋𝙧𝙤𝙟𝙚𝙩𝙤 𝘾𝙇𝘿𝙎 4𝙂𝙀𝙄𝙍𝘼

O Município de Terras de Bouro, em parceria com o Projeto CLDS 4GEIRA – Gerações, Emprego, Inclusão e Revitalização de atividades no concelho de Terras de Bouro, sob a coordenação da ATAHCA, encontra-se a desenvolver um Programa de Capacitação de Cuidadores/as Informais. Este tem como objetivos dotar os/s Cuidadores/as Informais com conhecimentos práticos e técnicos que lhes permitirão solucionar os diversos obstáculos com que se deparam diariamente. É também objetivo  promover a saúde mental e a qualidade de vida dos/as Cuidadores/as Informais enquanto elementos -chave no processo de cuidar, relembrando que, “para cuidar bem, é necessário cuidar de si também”.

IMG 4857

O Programa de Capacitação de Cuidadores/as Informais é um programa de intervenção especializada, que decorre ao longo de nove sessões, com periodicidade semanal, dinamizadas por uma equipa multidisciplinar, constituída por profissionais da Câmara Municipal de Terras de Bouro, da ATAHCA – CLDS 4GEIRA e do Centro de Saúde de Terras de Bouro. Este Programa iniciou-se no passado dia 3 de maio e a sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, da coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Terras de Bouro, Aldara Braga e da equipa que dinamizará as ações de Capacitação dos/as Cuidadores/as Informais.

Durante a sessão foi apresentado pela Catarina Pereira, Técnica de referência deste projeto, o programa, seus objetivos, o cronograma de ação e a equipa que o desenvolverá.

O Presidente da Câmara, Manuel Tibo, engrandeceu e agradeceu o prestimoso apoio prestado por toda a equipa envolvida neste projeto e dirigiu uma palavra de estima e apreço a todos os/as Cuidadores/as Informais pelos cuidados prestados, pela dedicação e pelo carinho aos seus familiares, pessoas em situações de grande dependência quer física quer emocional. Manuel Tibo aproveitou também o momento para referir que o Município, para além dos inúmeros apoios em vigor às pessoas mais vulneráveis, encontra-se a cooperar no desenvolvimento de um projeto de apoio à pessoa Idosa, o Gabinete de Apoio ao Idoso.

Aldara Braga, coordenadora da UCSP de Terras de Bouro, manifestou disponibilidade em prestar todo o apoio no desenvolvimento e concretização deste importante programa de apoio à comunidade, designadamente aos/às Cuidadores/as Informais.