Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Verão na Geira - Férias em Ação: CLDS 4GEIRA dinamiza atividades de verão para jovens

Jovens do concelho de Terras de Bouro usufruíram pela primeira vez de um programa de desenvolvimento de competências sociais e relacionais, levado a cabo pelo Projeto CLDS 4GEIRA, sob a coordenação da ATAHCA, entre os dias 20 a 28 de julho de 2020.

1

Com o objetivo de promover ações de mobilização das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade local, foi dinamizado um programa de atividades – Verão na Geira - Férias em Ação! - que decorreu ao longo de sete dias e contou com a participação de 10 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.  

Entre as atividades que mais deliciaram os jovens contam-se iniciativas de contacto próximo com a natureza e com o património histórico e ambiental do território de Terras de Bouro - Visita ao Núcleo Museológico do Campo do Gerês, Cruzeiro Ambiental da Albufeira da Caniçada, Desafio de Arvorismo, “À descoberta da Geira Romana” – Caminhada na Mata da Albergaria, iniciativas de desenvolvimento do espírito de equipa em atividades como o Team Building,  Defesa Pessoal (kickboxing) e o “Ser Bombeiro por um Dia” e ainda o desenvolvimento pessoal - Roteiro da Educação para o Desenvolvimento Local (uma parceria com a ANIMAR), entre outros momentos que espicaçaram o espírito criativo dos nossos jovens – “Cientista por um Dia” e Dia da Expressão Artística.

 Tratou-se de uma iniciativa inovadora que proporcionou a alguns jovens do concelho, o convívio com os seus pares há muito ansiado, fruto dos constrangimentos impostos pela situação excecional em que vivemos. Na concretização destas atividades foi imprescindível o apoio prestado pela Câmara Municipal de Terras de Bouro nos transportes e acesso gratuito à embarcação Rio Caldo e Museus, assim como o patrocínio de alguns almoços/lanches proporcionado por diversas empresas locais: Águas do Fastio, Urbanus Cibercafé, Padaria Lourdes, Cais Novo, Snack-bar e Pizzaria Vai Vai Gerês e Supermercado Doce Gerês.

O programa encerrou na tarde do dia 28 de julho com um pequeno convívio na sede do Projeto CLDS 4GEIRA e contou com a presença da senhora Vereadora da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Ana Genoveva Araújo, que parabenizou a equipa técnica pela iniciativa.

Esta atividade representa, entre muitas outras iniciativas, mais uma ação integrada no Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil do CLDS 4GEIRA – Gerações, Emprego, Inclusão e Revitalização de atividades no concelho de Terras de Bouro, sob a coordenação da ATAHCA e co-financiada pelo fundo Social Europeu, no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e Instituto da Segurança Social.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação