AVISO LARANJA - Perigo Meteorológico de Incêndio Rural

ri capa

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) informa que hoje e nos próximos dias a previsão do risco de incêndio(actualizada diariamente no IPMA) para o concelho de Terras de Bouro é de Muito Elevado ou Máximo.

Neste âmbito e conscientes das condições severas propícias à ocorrência de incêndios florestais de grande dimensão, apelamos à consciência de todos os terrabourenses para a proteção da nossa floresta.

Devem, por isso, evitar comportamentos de risco e relembramos, igualmente, o facto de estarmos no Período crítico, vigente entre o dia 1 de julho  e o dia 30 de Setembro (podendo ser este período alargado).

Assim, estão proibidas as seguintes acções:

• Queimadas Extensivas;
  • Queimas de Amontoados;
  • Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
  • Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
  • Fumigar ou desinfestar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

- Informação detalhada(pdf)