Projecto “Prevenir e Educar Por uma Floresta Verde” decorreu em Terras de Bouro entre os dias 10 e 13 e maio

De 21 de março a 13 maio, a Tranquilidade, o DN, o JN e a TSF, com o apoio de entidades como o ICNF, a ANPC, a SmartForest, entre outros, percorreram o país, de norte a sul, com o projeto “Prevenir e Educar Por uma Floresta Verde”.

1

 

A iniciativa, que decorreu em Terras de Bouro, entre os dias 10 e 13 de maio, visou promover ações de prevenção e educação por uma floresta verde, junto das escolas através do MediaLab DN/JN e dos mais novos, mas também junto da população em geral.

Para isso o “Prevenir e Educar por uma Floresta Verde” teve duas etapas: às quintas e sextas-feiras estará presente em escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, realizando atividades sob a temática das florestas. Os mais novos irão simular mini redações, produzindo conteúdos de texto, áudio e video sobre o que entendem ser os melhores métodos de defesa da floresta e de prevenção contra os incêndios.

Durante os sábados, a Tranquilidade colocou um roadshow no centro das vilas e cidades que acolhem o projeto, onde foram exibidos os trabalhos feitos pelos alunos, e que puderam ser vistos por todos quantos passaram pela Carrinha. Este foi também o espaço de eleição para a inscrição das famílias na caminhada pedagógica do dia seguinte, para a participação num QUIZ sobre a temática com direito a prémio e para a distribuição de folhetos informativos. No domingo, a iniciativa terminou com uma caminhada pedagógica, auxiliada pelas entidades que apoiam o projeto, alertando para potenciais falhas do ordenamento da floresta e apresentando medidas concretas de proteção da mesma. Neste mesmo passeio foi distribuído um kit aos participantes.

O projeto "Previnir e Educar por uma Floresta Verde" foi uma iniciativa promovida e desenvolvida pelo Diário de Notícias, Jornal de Notícias e rádio TSF em parceria com a Tranquilidade que visa preservar e valorizar o património florestal português através da dinamização de sessões lúdico-pedagógicas em escolas e de ações de sensibilização para os cuidados a ter com a Floresta Portuguesa, nomeadamente, ao nível da prevenção e comportamentos de risco, bem como da educação para os cuidados a ter em caso de incêndio. 

PARCEIROS DO PROJETO EM TERRAS DE BOURO
Câmara Municipal de Terras de Bouro | Autoridade Nacional de Protecção Civil | GNR | ICNF | OPF/ Sapadores Florestais | Movimento ECO | Smartforest

 

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação