Esclarecimento Público pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Ex.mos Senhores.

Face à gravidade da situação com que fui deparado hoje, através da publicação de um texto que falsamente me é atribuído numa revista/catálogo de Natal, venho solicitar o seguinte esclarecimento público:

Fui hoje surpreendido com a publicação de um texto como sendo da minha autoria, mas que nunca escrevi, nem autorizei, nem dele tive conhecimento prévio.

A publicação surge num “Catálogo de Natal”, editado pela empresa Ideia Cinco e inserido no jornal “O Amarense & Caderno Terras de Bouro”, assim como se pressupõe inserido no jornal “O Vilaverdense”.

A situação torna-se mais grave face ao facto de, como presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, ser associado a um catálogo natalício de âmbito comercial, depois de ter sido contactado pelo diretor das publicações e ter recusado a minha participação na revista em causa.

Independentemente das minhas dúvidas e questões quanto à pertinência da associação do presidente da Câmara à edição comercial em causa, é absolutamente inaceitável que o diretor das publicações, Carlos Machado Silva, tenha dado completo desprezo ao meu direito à livre expressão e decisão de participação ou não na iniciativa.

Mais grave ainda é que tenha decidido, de livre arbítrio, atribuir-me a autoria de um texto que – segundo fui informado – já havia sido publicado na edição do catálogo do ano passado e assinado pelo meu antecessor, Dr. Joaquim Cracel Viana.

Significa isto que é suposto eu ainda ser acusado de plágio, por causa de uma publicação que recusei e sobre a qual não me foi dado conhecimento.

A situação é aparentemente surrealista e inconcebível num Estado de Direito.
Mas aconteceu, de facto. Considero que se reveste de uma maldade atroz e a sua gravidade impõe que tomem medidas para que sejam assacadas responsabilidades aos seus autores.

O esclarecimento público visa minorar os efeitos e, sobretudo, informar os leitores e os cidadãos, porque o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro não é o autor do texto nem tem qualquer responsabilidade sobre a sua publicação.

Com os melhores cumprimentos,

O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro,

(Manuel João Sampaio Tibo)