Apresentação do Projeto Europeu de Dinamização da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés

Na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro é apresentado publicamente o Projeto Europeu de Dinamização da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), no Pazo de Vilamarín, em Ourense.

Este projeto nasce com o objetivo de fortalecer a identidade desta Reserva da Biosfera Transfronteira através do seu desenvolvimento económico e turístico sustentável e da proteção e conservação do seu património natural e cultural.
O território da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, abrange as áreas correspondentes ao Parque Nacional da Peneda Gerês, no Norte de Portugal, e o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xúres, na Galiza.

Espana Portugal PT FUND RGB

A reserva tem uma superfície de 259.496ha, das quais 62.916ha (24%) correspondem a território galego e 196.580ha (76%) a território português. Com um total de cerca de 79 mil habitantes (10 mil na Galiza e 69 mil na região Norte) partilha, em toda a sua extensão, fenómenos demográficos similares como a dispersão, o envelhecimento da população e o despovoamento, fatores que tornam imprescindíveis intervenções específicas como as que se contempla neste projeto.

Com um orçamento de cerca de 2 milhões de euros e duração prevista até 31 de dezembro de 2019, o projeto conta com a participação, na qualidade de beneficiários, das seguintes entidades: Direção Geral de Património Natural (Conselheria de Ambiente da Xunta da Galiza), Agência de Turismo da Galiza, Deputación de Ourense, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional - Norte, Turismo do Porto e Norte de Portugal, ADERE – Peneda Gerês e ARDAL bem como dos municípios de Melgaço, Ponte da Barca, Terras de Bouro, Montalegre e Arcos de Valdevez.

Este projeto espera conseguir: melhorar a qualidade de vida da população local, aumentar a atratividade turística, económica e demográfica do território em questão, melhorar a qualidade dos serviços e produtos endógenos comercializados, melhorar o conhecimento sobre a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés por parte da comunidade local (a nível regional, nacional e internacional), melhorar o estado de conservação e proteção do rico e vasto património natural e cultural associado à reserva, melhorar as condições de acessibilidade, sinalização e ambientais deste espaço classificado e, ainda, contribuir para a harmonização dos instrumentos de planeamento e ordenamento territorial que atualmente regulam este território.

O evento de apresentação do projeto Gêres_Xures_Dinamico assume o formato de conferência-debate, contando com a presença da Senhora vice-presidente da CCDR-N - Ester Gomes da Silva, do Presidente da Deputación de Ourense - José Manuel Baltar Blanco, do vice-presidente do TPNP - Jorge Magalhães e, em representação do coordenador do projeto, da Senhora diretora geral de Património Natural da Xunta da Galiza - Ana María Díaz López.

Na mesa redonda de debate sobre as potencialidades e obstáculos para o desenvolvimento local na área da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês- Xurés participarão os presidentes da Câmara e aldaldes: Plácido Alvarez Dobaño, Alcalde de Muiños; Maria del Carmen Yañez Salgado, Alcaldesa de Lobios; Ramón Alonso López, Alcalde de Entrimo; João Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e Manoel Pombal, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço (também presidente da ADERE).

O evento encerrará com as Ias Jornadas Gastronómicas Gêres_Xures_Dinamico, dinamizadas pelo chef Martín Álvarez e organizadas pela Agência de Turismo da Galiza, no final das quais se poderá degustar uma seleção de produtos do território galego da Reserva de la Biosfera Transfronteriza Gerês-Xurés.

- Ver programa (pdf)