Apresentação de projeto de investimento na área do Turismo

No dia 22 de setembro, nos Paços do Concelho e com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Dr. Luís Teixeira, teve lugar a apresentação do projeto de investimento que a empresa Riscas & Faíscas, Lda. pretende fazer na antiga Pousadinha da EDP, em Valdosende.

O plano prevê fazer um empreendimento que valorize a herança arquitetónica do Arq. Januário Godinho, que seja sustentável do ponto de vista ambiental e financeiro, que seja inclusivo para todos os cidadãos portadores de deficiências, em que o pagamento do alojamento será feito em função da sua pegada ecológica e da sus responsabilidade ambiental.

Foto 2

Perante esta evolução da forma de estar e de pensar dos hóspedes atuais e das tendências futuras, importa oferecer um alojamento que dê resposta as estas preocupações ambientais e exigências culturais. Pretende-se assim captar novos turistas para Terras de Bouro, essencialmente dos mercados turísticos do Norte da Europa, que passam a usar as nossas termas, a provar a nossa gastronomia nos restaurantes, a explorar o nosso território com as nossa empresas de turismo de aventura e gerar novas receitas para a população local, pela criação de cerca de 15 postos de trabalho permanentes no empreendimento, pelo pessoal necessário à construção num investimento total de cerca de 8 milhões de euros e pela aquisição dos produtos e serviços locais.

O local onde se pretende instalar a nova unidade hoteleira, é na bacia hidrográfica do rio Cávado, que tem o maior aproveitamento hidroelétrico em cascata do país, construído nas décadas de 50 e 60 do século passado. A Barragem de Caniçada foi um destes aproveitamentos, concluído em 1954, que criou uma albufeira que é dos cenários mais marcantes do Minho.

Com base nesta visão, pensamos que associar a história da energia elétrica do Vale do Cávado com a sustentabilidade ambiental e a eficiência na gestão dos recursos e da energia, que será um eixo forte em termos de conceito de base de desenvolvimento do projeto.

EP01 implantacao01