O Centro Municipal de Valências levou alguns alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas à Ermida (Gerês) para conhecerem o ciclo do pão, realizarem dois trilhos e passear a cavalo

O Centro Municipal de Valências organizou diversas atividades para os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, na Ermida (Gerês).

Na primeira atividade realizada, a Sr.ª Maria Príncipe, residente no lugar da Ermida proporcionou às crianças uma fantástica "viagem" pelo ciclo do pão, dando-lhes a conhecer um processo que faz parte das memórias do passado quando ainda não eram utilizadas máquinas para o seu fabrico.

IMG 0099 Copy

A Sr.ª maria começou por mostrar às crianças os cereais que são utilizados, as espigas de milho e o centeio ainda em grãos e depois de transformados já em farinha. De seguida explicou e demonstrou a forma como estes cereais são misturados, amassados, levedados, moldados e levados ao forno a cozer.

Enquanto o pão cozeu o Sr. Jorge foi o nosso guia na realização de dois trilhos, o de Cilhas e o da Vela, onde as crianças puderam contactar com a natureza e vislumbrar paisagens ímpares num território paradisíaco.

Terminados os trilhos as crianças regressaram à casa da Sr.ª Maria onde assistiram à abertura do forno e procederam à degustação das fantásticas broas de pão quentinho que a nossa anfitriã preparou carinhosamente para cada criança. Não há nada melhor que um pãozinho quentinho acabado de cozer que para além de saboroso é um excelente fornecedor de fibra, de alguns minerais, vitaminas e principalmente de hidratos de carbono necessários para fornecer energia e manter um bom funcionamento do organismo.

Já no período da tarde a empresa "Selvagem Aventura", com sede na Ermida, que está ligada aos desportos de natureza proporcionou às crianças a oportunidade de efetuar um batismo e passeio a cavalo.
A organização destas atividades pelo Centro Municipal de Valências contou ainda com a cooperação das colaboradoras Balbina Coelho e Eufémia Landeira que muito contribuíram para o sucesso desta atividade.

O Município aproveita ainda para agradecer de forma reconhecida a forma empenhada com que a Sr.ª Maria Príncipe, o seu marido Sr. Jorge e a empresa "Selvagem Aventura" dinamizaram estas atividades que proporcionaram momentos inigualáveis a todos os participantes.
De seguida deixamos alguns registos fotográficos da atividade que queremos partilhar convosco.