V Feira da Chanfana de Cabra da Ermida da Serra do Gerês - 22 e 23 de abril

No próximo fim de semana, de 22 a 23 de abril do presente ano, terá lugar na Ermida, da Serra do Gerês – concelho de Terras de Bouro, a V Feira da Chanfana de Cabra da Aldeia Comunitária da Ermida.

A ATACE, Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida, com o apoio do Município de Terras de Bouro, organiza o evento gastronómico que, tendo por objectivo divulgar e promover a chanfana de cabra como prato gastronómico de eleição, procura também dar a conhecer os usos e costumes da aldeia comunitária da Ermida da Serra do Gerês, potenciando a aldeia do ponto de vista turístico.

 Cartaz VFeira

O evento, que vai na sua quinta edição, procura atrair para a aldeia da Ermida, todos aqueles que apreciam produtos endógenos de grande qualidade, como é o caso dos caprinos criados na aldeia comunitária, associando-lhes a possibilidade dos participantes poderem vivenciar as práticas comunitárias ancestrais que lhe são características.

Uma dessas práticas é a saída e chegada da rês. Todos os dias, o gado caprino sai para a serra onde é guardado à vez por um pastor no alto da serra do Gerês. Esta prática é designada de guardar a vezeira da rês. 

Do programa, que é inaugurado às 11h00 do próximo sábado (dia 22) pelas entidades civis (ATACE, Município de Terras de Bouro e Junta de Freguesia de Vilar da Veiga), fazem parte várias atividades, nomeadamente um Trail Running Júnior durante a tarde de sábado, animação musical durante o jantar do mesmo dia, destacando-se ainda uma caminhada marcada para a manhã de domingo que conta já com cerca de 100 inscritos.

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação