MUSEU ETNOGRÁFICO DE VILARINHO DA FURNA

O Museu Etnográfico é uma criação manifestada pelos antigos habitantes da extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas, destacando o prezado empenho do Senhor Dr. Manuel Azevedo Antunes. No ano de 1981, a Câmara Municipal de Terras de Bouro deu início à sua construção consubstanciada no aproveitamento de matéria-prima originária da aldeia.
A inauguração do Museu deu-se a 14 de Maio de 1989, com o Senhor Presidente da Câmara Municipal, na pessoa de Dr. António Araújo e com a presença de sua Excelência o Primeiro-Ministro, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva.
Trata-se de uma construção de arquitetura popular em alvenaria tradicional, cujo desenho final enquadra-se, com perfeição, na cultura edificada da aldeia de Campo do Gerês.

Salvaguarda Patrimonial
Nos finais de 1968, o movimento humano da aldeia de Vilarinho das Furnas congregou-se para atingir um único fim: recolher o património etnográfico e salvaguardá-lo. A sua inventariação representou um trabalho em conjunto, do povo de Vilarinho das Furnas, da Junta de Freguesia e do Sr. Dr. Manuel A. Antunes. O espólio concentrado refere-se ao sector agrário, às tradições comunitárias, à vida doméstica e à ruralidade genuína da aldeia.

- Folheto Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna (pdf)

Sem Título

Sem Título1