Termas de Moimenta

Situada na vila de Terras de Bouro, a cerca de 16 Km das portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, as Termas de Moimenta são atualmente um dos maiores investimentos privados de interesse público do concelho. As propriedades curativas destas águas são conhecidas pelo povo de Terras do Bouro há várias décadas.

Logo após a compra dos terrenos, os novos proprietários começaram a ouvir as inúmeras histórias acerca dos poderes curativos destas águas, decidindo então aprofundar o conhecimento sobre as mesmas. Após as primeiras escavações, António Martins encontrou a cerca de 3 metros de profundidade uma rocha que, no centro, tinha um orifício de onde brotava, borbulhante, a dita água com poderes curativos. Decidiu-se mandar analisá-la, para verificação do conhecimento empírico que até essa data circulava. Os resultados dessas análises vieram certificar as propriedades medicinais, sendo classificadas como águas sulfúreas bicarbonatadas sódicas. Segundo o relatório responsável por estas análises: “(…) Salienta-se a singularidade desta água conter, com uma concentração na gama de algumas dezenas de mg/lt, Cério na sua componente vestigiária. Trata-se de um elemento do grupo das Terras Raras, grupo este que se encontra ausente em todas as águas sulfúreas por nós analisadas” (INETI Relatório nº 5/H/2006, página 8).

Foram, então, reunidos esforços, por parte dos promotores, para se avançar com um projeto de criação das novas Termas, na Vila de Terras de Bouro, atualmente conhecidas como Termas da Moimenta.

Serviços/experiências termais disponibilizados: Doenças do foro reumatismal, Alergias da pele, Inaloterapia (ORL). As Técnicas termais de balneoterapia que poderá usufruir são:Hidromassagem computorizada, Bolha de água, Hidromassagem subaquática, Banho de imersão, Duche Vichy, Duche AIX, Estufa de vapor à coluna, Estufa de vapor aos membros. As técnicas termais de inaloterapia disponibilizadas são: Irrigação Nasal, Pulverização Faríngea, Nebulização.

CTM-Complexo Termal da Moimenta, Lda

Avenida Dom Manuel I 18, Pesqueiras - Moimenta