Via Romana da Geira

Geira é o nome pela qual é conhecida a via de comunicação, construída pelo império romano, na dinastia dos flávios, que ligava Braga a Astorga e que passa no concelho de Terras de Bouro numa extensão de cerca de 30 km (milhas XIV e XXXIV).

 

A construção destas vias era de extrema importância para o império romano, pois, para além dos variados usos para que serviam, o mais importante era, sem dúvida, a passagem dos seus exércitos, numa altura em que as conquistas eram de importância máxima para o crescimento e manutenção do império.

 

 

marcos-miliarios

Marcos Miliários 

 

 

Estas vias, cujo traçado era muitíssimo bem estruturado, não tinham descidas/ subidas acentuadas e o seu uso foi mantido muito para além da queda do império romano, tendo sido integrados nos caminhos de Santiago e percorrida por milhares de romeiros e utilizada até cerca do início do séc. XX. Assinalamos a existência de um magnífico espólio de marcos miliários no concelho, distribuídos ao longo da via. Estes marcos miliários serviam para indicar a distância, em milhas, à capital da província, mas também para homenagearem os imperadores romanos.

 

 

marcos-miliarios

     Percurso da Via Romana da Geira

 

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação