Via Romana da Geira

Geira é o nome pela qual é conhecida a via de comunicação, construída pelo império romano, na dinastia dos flávios, que ligava Braga a Astorga e que passa no concelho de Terras de Bouro numa extensão de cerca de 30 km (milhas XIV e XXXIV).

A construção destas vias era de extrema importância para o império romano, pois, para além dos variados usos para que serviam, o mais importante era, sem dúvida, a passagem dos seus exércitos, numa altura em que as conquistas eram de importância máxima para o crescimento e manutenção do império.

marcos-miliarios

Marcos Miliários

Estas vias, cujo traçado era muitíssimo bem estruturado, não tinham descidas/ subidas acentuadas e o seu uso foi mantido muito para além da queda do império romano, tendo sido integrados nos caminhos de Santiago e percorrida por milhares de romeiros e utilizada até cerca do início do séc. XX. Assinalamos a existência de um magnífico espólio de marcos miliários no concelho, distribuídos ao longo da via. Estes marcos miliários serviam para indicar a distância, em milhas, à capital da província, mas também para homenagearem os imperadores romanos.

marcos-miliarios

Percurso da Via Romana da Geira