Templo Romano

Na Veiga de S. João, que se desenvolve a sul do casario, são desde há muito nomeados importantes achados arqueológicos, entre os quais se devem referir os vestígios de um grande edifício de fabrica romana, talvez um templo, já que desse local procede ainda uma ara votiva dedicada à divindade indígena Ocaere.

A notícia de Argote, que segue de perto a de Matos Ferreira, ambas do séc. XVIII, reza o seguinte: “ Na aria em que esteve antig te a Igra. Matriz de S. João do Campo, tiverão os Romanos hu grandioso Templo, adonde veneravão os seus idolos e satisfazião os votos que lhes prometião.

 

templo romano

Vestígios do Templo Romano

 

 Estava este Templo no sitio da Veiga de S. João, alem do Rio, em distancia de 50 passos, e da aldeia ou lugar do Campo 500 passos; presume-se que este Templo foy arruynado pellos Godos, e depois reedificado, em tempo do Emp. Constantino Magno, e dedicado a S. João Baptista do Campo e dahi a an.s foy pessuido pellos Carvall.os Templarios; extinctos estes, ficou sempre permanecendo athé o anno de 1692, em que por Capp.os de Visita se mandou mudar p.a o lugar do Campo, por a d.a Igr.a estar em sitio ermo e remotta da povoação...”

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação