Património Arqueológico

Os vestígios arqueológicos existentes no concelho de Terras de Bouro, apesar de não serem muito visíveis, atestam que o território foi ocupado desde  tempos imemoriais por povos galaicos e pré-romanos que certamente viam na orografia local uma mais-valia para a sua proteção e salvaguarda, pois não poderiam ser atacados sem que vissem o seu inimigo a uma certa distância. Da presença destes povoados, temos as mamoas, os vestígios dos povoados fortificados da Calcedónia e do Monte Piorneiro.

Da época romana existem inúmeros vestígios arqueológicos, desde restos de pontes, calçadas com marcas de rodados, pedreiras de onde foram extraídos miliários e blocos de pedra para construir as pontes, um templo (na veiga de S. João), uma mutatio, ou estação de muda (apenas visível quando a cota da barragem de Vilarinho baixa) e a própria Geira com os seus inúmeros marcos miliários. 

 

© Câmara Municipal de Terras de Bouro 2015, Todos os direitos reservados.

Praça do Município - Moimenta, 4840-100 Terras de Bouro | Telefone 253 350010 | Fax 253 351894 | geral@cm-terrasdebouro.pt

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação